Uma nova pesquisa, conduzida pela Smurfit Kappa, revela que os consumidores estão exigindo embalagens mais sustentáveis das marcas antes de realizarem compras on-line de moda. A pesquisa foi realizada em quatro países europeus e apontou que 41% deste público se tornou mais consciente ecologicamente ao realizar as últimas compras desde o início da pandemia. A pesquisa conduzida na Alemanha, Irlanda, Holanda e Reino Unido revelou também que quase metade dos consumidores compram itens de moda online uma vez por mês ou mais.
Os consumidores estão fazendo escolhas conscientes quando se trata de compras de moda online, indicando que tomaram medidas nos últimos seis meses para garantirem que suas aquisições sejam o mais ecologicamente consciente possível. A pesquisa demonstrou que: 23% dos consumidores de moda pesquisaram uma marca online para avaliar seu nível de sustentabilidade; 35% deles afirmou que não faria uma compra online de uma empresa de moda se descobrisse que sua embalagem não era ecológica; 23% dos entrevistados recompraram de uma marca de moda com base em suas credenciais de sustentabilidade.
No entanto, os compradores de moda online estão enfrentando obstáculos quando se trata de fazer uma escolha sustentável. A pesquisa constatou a falta de informações acessíveis (34%), a falta de opções sustentáveis (32%) e o custo (30%) como as principais barreiras para que ele atue de forma mais sustentável ao fazer compras online. Mais da metade dos entrevistados (57%) disseram que gostariam de ouvir mais sobre os esforços dos varejistas de moda online para serem sustentáveis nas embalagens. Além disso, a maioria dos entrevistados afirmou que o uso eficiente de materiais (62%), a utilização de materiais sustentáveis (61%) e avaliar as credenciais de sustentabilidade de uma marca (56%) contribuem para uma impressão positiva de sua compra online assim que recebem a embalagem. Dois terços dos consumidores (66%) acreditam que os varejistas de moda online são responsáveis por garantirem que suas embalagens sejam sustentáveis.