Ricardo Fragoso, vice-presidente de ESG da Abrac - Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade

Consumidores podem abandonar marcas que não investem em práticas ESG

Questões socioambientais são agora essenciais para marcas se manterem relevantes no mercado e a ISO 14001 uma grande aliada

Autor: Ricardo Fragoso 

De acordo com o “Índice do Setor de Sustentabilidade 2023” divulgado pela Kantar, 56% dos consumidores afirmaram que já deixaram de consumir produtos ou serviços de uma empresa porque ela não se preocupa com questões ambientais e sociais. O estudo mapeou a percepção de pessoas de 33 países diferentes sobre as práticas ESG – ambientais, sociais e de governança, mostrando que esse investimento agora é essencial para as organizações se manterem relevantes no mercado, enquanto a norma ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental – surge como uma aliada para implementar práticas ambientalmente sustentáveis. 

O levantamento revela uma mudança significativa no comportamento do consumidor, destacando que a responsabilidade socioambiental não é mais uma opção, e sim essencial para a continuidade do negócio. Mesmo sendo um referencial voltado para o meio ambiente, a norma também defende a consulta e o engajamento das partes interessadas, incluindo comunidades locais e grupos sociais, além de organizar processos dentro da organização, possibilitando uma governança otimizada e transparente.

A ISO possibilita ações como reciclagem, consumo consciente de energia e redução das emissões de GEE. A norma implementa a metodologia Plan, Do, Check, Act (PDCA), planejar, fazer, checar e agir em português, permitindo às organizações evoluírem nos resultados, mesmo que já sejam positivos.

Para empresas que desejam implementar e se certificar com a ISO 14001, o primeiro passo é localizar os problemas na gestão e planejar ações que os resolvam; depois, executá-las, acompanhar o desempenho e, se necessário, corrigir os insucessos. Em seguida, é preciso entrar em contato com um organismo certificador acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e solicitar o serviço de certificação.

Empresas que buscam a certificação ISO 14001 não estão apenas atendendo a padrões internacionais, mas também investindo no fortalecimento de sua reputação e no alinhamento com as expectativas crescentes dos consumidores.

Ricardo Fragoso é vice-presidente de ESG da Abrac – Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima