Conteúdo para educar e fidelizar

Atualmente, vivemos no que é chamado como era do engajamento, em que já não é mais possível diferenciar a marca do produto e nem a experiência obtida no virtual com o meio físico. Por conta da interação entre tantos canais disponíveis, os consumidores são bombardeados a todo o momento por materiais publicitários, campanhas, ações, promoções, tudo por uma busca desenfreada pela conquista da atenção. “Na era de engajamento, a marca é a experiência e é a empresa, transmitindo aos clientes sua personalidade e forte proposição de valor”, explica Thomas Alexander Karsch, gerente de marketing corporativo da Tigre.
No caso da Tigre, o investimento no marketing de conteúdo foi o caminho para conquistar os clientes. Segundo o executivo, é por meio da distribuição de informações relevantes para o público-alvo que a marca se aproxima do consumidor, resultando maior envolvimento dele com a empresa. “Esse relacionamento mais estreito fideliza clientes e aumenta o engajamento das pessoas com a marca/empresa.” Sendo o marketing de conteúdo uma estratégia que permite oferecer um serviço adicional ao público, que vai além dos produtos, há uma chance grande de haver um recall positivo do outro lado. “As marcas que constroem relações de confiança por meio de conteúdos relevantes são mais lembradas”, adiciona Karsch. Não por menos, em 2013, a Tigre foi Top Of Mind na pesquisa Datafolha, sendo mencionada por 72% dos brasileiros na categoria tubos e conexões.
Mas, diferentemente de outras empresas que criam canais e informações em suas ações desse tipo de projeto, a Tigre aproveitou o marketing de conteúdo para ir além e capacitar os clientes. A empresa oferece cursos profissionalizantes, on-line e presencial, por todo o País. “No programa de relacionamento Mundo Tigre, visamos promover ações de marketing e benefícios para desenvolver e reconhecer a fidelidade dos clientes e profissionais influenciadores do nosso mercado e é estruturado por quatro pilares: capacitar, informar, celebrar e premiar”, conta o gerente. Assim, estudantes e profissionais da construção civil e de vendas podem fazer cursos de capacitação e treinamento da empresa, bem como conferir a agenda dos cursos presenciais. “Nessa programação ressaltamos o Tigrão, curso para mulheres, curso para síndicos e curso de 100 horas.”
Como Karsch ressalta, o ensino é fundamental para que sejam mantidas as relações mais sólidas com aqueles que manuseiam e indicam os produtos da empresa. “Outro exemplo são os conteúdos publicados em nossos ambientes nas redes sociais. Sempre assuntos atuais, de utilidade para qualquer pessoa no dia a dia, como dicas de economia de água, energia, sempre com o objetivo de trazer benefícios para a vida das pessoas”, completa. Além disso, já são mais de 50 vídeos no YouTube, de temas diversificados, somando cerca de 9,5 milhões de visualizações, sem contar os 167 mil fãs e 13,8 mil seguidores do Facebook e Twitter, respectivamente. “A Tigre é reconhecida pelo forte relacionamento que mantém com parceiros e clientes e todo conteúdo que propagamos segue a qualidade e os princípios da empresa”.

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