Diante do desafio de desmistificar o uso dos canais digitais de atendimento para clientes de todas as idades e perfis sociais, a CPFL Energia lançou uma extensa campanha. De forma didática e divertida, a empresa quer mostrar para todos os moradores da sua área de atuação que é fácil e rápido utilizar o site e o aplicativo da empresa para fazer qualquer tipo de solicitação. Tudo isso com a ajuda de um personagem animado, carismático e brincalhão, o Professor Energia, criado exclusivamente para o projeto.
O objetivo da campanha, criada pelo b2biz, é ampliar a adesão dos clientes aos canais digitais. O Professor Energia vai protagonizar uma série de vídeos que serão publicados nas redes sociais da empresa e uma extensa lista de ativações em mídia online e offline, que se estendem até o final do ano. As ações vão abranger desde spots de rádio, outdoors até notificações para quem já usa o aplicativo. As ativações serão direcionadas para diferentes perfis de clientes e com estratégias diferentes para cada um dos públicos. A campanha abarca todas as cidades de atuação da companhia em São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O primeiro tutorial, sobre negociação de débitos e solicitação de segunda via da conta, terá sua veiculação iniciada nos primeiros dias de agosto.
O lançamento do projeto contou com uma experiência interativa e aberta para toda a população – uma cabine de teletransporte instalada na Praça Rui Barbosa, em Campinas, cidade sede do grupo CPFL. No espaço, a população pode interagir virtualmente com o Professor Energia em uma instalação audiovisual que misturava vídeo, som, luzes, vibrações e fumaça. Além de ter um primeiro contato com o personagem, quem participou ganhou brindes exclusivos da empresa.
Antes da inauguração, o influenciador Nattan Paiva (@nattanpaiva) e as microinfluenciadoras Ana Claudia (@blogcoisasdeana) e Paula Palhares (@paulapalharees) foram contratados para participar de uma ativação em que, diante da cabine coberta por um pano preto, chamavam os moradores da cidade para que comparecessem no local no dia marcado. As redes sociais da companhia também foram utilizadas para criar o suspense, com publicações que apontavam para a nova parceria do grupo com o Professor Energia. Após a ativação, a companhia irá mostrar os relatos de quem participou da experiência em um vídeo no YouTube.
“Os atendimentos da CPFL Energia pelos canais digitais crescem a cada ano e queremos que se tornem parte do dia a dia dos nossos clientes. Adotamos uma estratégia de divulgação regional que fosse ao mesmo tempo didática e atraísse o interesse da população”, explica Juliana Nunes, diretora de Comunicação Empresarial e Marca Institucional da CPFL Energia. Para Lara Magalhães, diretora de Grupo de Contas do b2biz, “exploramos o humor com a finalidade de nos aproximar mais do público e assim, aumentar a utilização do aplicativo e dos canais digitais da CPFL”. Lara ainda diz que “a chave de sucesso da campanha foi trazer um personagem que despertasse o interesse do público. E a ideia do Professor Energia é justamente que as pessoas se sintam à vontade para aprender”.