A 18ª edição do Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras (Ciab), marcada para São Paulo, entre 11 e 13 de junho, apresentará soluções desenvolvidas para incrementar as relações e abrir mais possibilidades de relacionamento entre os bancos e os clientes. Entre os participantes está o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), que levará duas soluções voltadas para esse nicho de mercado: uma para gestão de canal de atendimento e outra de mídia digital como canal de relacionamento.
O sistema de gestão de canal de atendimento é um pacote de serviços e funcionalidades para transações bancárias em múltiplos canais, que permite o gerenciamento completo desses canais. Ela está pronta para T-Banking (realização de operações bancárias por meio da TV Digital), correspondente bancário, Mobile Banking e Bank 2.0 (uso da Web 2.0 para instituições financeiras).
Já a solução de mídia digital como canal de relacionamento maximiza a distribuição de informações corporativas em multimeios para colaboradores, clientes e investidores. As informações podem ser distribuídas em TVs de plasma, de maneira que fiquem à vista de clientes nas agências, por exemplo, e na Internet, como uma comunidade de vídeos e apresentações. “É como entrar em um site similar ao You Tube para ter acesso às informações corporativas do seu banco”, explica Anderson Gomes, executivo da diretoria de mercado corporativo do CPqD. O pacote de soluções também permite a interatividade entre o banco e seu público por meio de um ambiente de conferência on-line.