O mercado brasileiro teve um crescimento de 90% no faturamento com mobile no primeiro semestre deste ano, comparando com o mesmo período do ano passado. É o que aponta o estudo feito pela zanox, que analisou o comportamento de mobile shopping em sua rede. Além disso, foi constatado um aumento de 30% nas vendas via dispositivos móveis em nível global. Sem contar que participação do smartphone, pela primeira vez, ultrapassou a do tablet. Agora, uma em cada seis vendas são feitas via celular.
Apple VS Android
A pesquisa apontou, ainda, que a Apple é a marca preferida no norte da Europa. Enquanto Android é a favorita no sul do continente. Na análise geral, Apple perde 4% de participação de vendas para o Android. E a empresa do Google domina o mercado brasileiro com 81% de participação.
Smartphone conquistando espaço
Os celulares não só representam uma em cada 6 vendas, como tiveram um aumento de 55%, comparado ao primeiro semestre de 2015. Hoje, enquanto 70% das pessoas compram em desktops, 17% fazem via smartphone e 13% em tablets. Mas, ao contrário do que se imagine, que as pessoas estejam deixando os tablets, para utilizarem os celulares. Os dados mostram que, na verdade, elas têm abandonado os desktops e utilizando os smartphones. Como também foi comprovado que todos os países pesquisados tiveram um aumento no uso desse dispositivo para consumo, fazendo com que todos ajudem na participação de vendas.
Ticket médio
Por outro lado, se for analisado o gasto por ticket médio, percebe-se que as maiores transações ainda acontecem em telas maiores. O que a zanox conclui, então, que o aumento das vendas por smartphone acompanha o avanço dos aparelhos, que passaram a ter telas maiores. Assim, o ticket médio dos desktops, na primeira metade de 2016, ficou em ?96; tablet com ?93; e smartphone com ?63.
Performance de venda
Entre janeiro a maio deste ano, as vendas mobile seguiram uma tendência quase igual à identificada no mesmo período em 2015. Um impulso aconteceu entre maio e junho, na qual alcançou 2,1 milhões de vendas em junho. Um aumento de 31% comparado à junho do ano passado.
Além disso, a zanox aponta que 2015 foi, realmente, o ano mobile para o Brasil, em termos de crescimento – entre um ano e outro o crescimento foi de 90%. Mas os campeões foram mesmo a Polônia, com aumento de 242%, e os Países Nórdicos (206%). Mas, se o mercado brasileiro não está à frente no faturamento, com certeza é vencedor no crescimento das vendas mobile. O País também aparece em primeiro no aumento do consumo móvel em Turismo (856%); Telefonia & Serviços (351%); Serviços Financeiros (93%). No quesito Varejo & Shopping, quem ficou em primeiro foi o Leste Europeu (127%).