O mercado brasileiro de smartphones bateu recorde no ano de 2011 e chegou à marca de aproximadamente 9 milhões de aparelhos vendidos, segundo estudo da IDC. Houve aumento de 84% em relação ao ano de 2010, quando o país comercializou 4,8 milhões de smartphones. De acordo com o estudo, há diversos fatores que influenciaram: ampliação de portfólio de celulares inteligentes, oferta de pacote de dados e o subsídio para a compra, crescimento da participação do varejo na venda destes dispositivos e o próprio avanço da tecnologia.
“Hoje existem aparelhos com preços mais acessíveis, oferta de pacotes de dados até para celulares pré-pagos, e uma demanda muito grande ligada às redes sociais e a mobilidade. Isso impulsiona as vendas e a migração de telefones celulares convencionais para smartphones, o que indica que neste ano teremos um mercado bastante aquecido”, revela Bruno Freitas, analista de mercado da IDC Brasil.
A expectativa da IDC é de que sejam vendidos 15,4 milhões de smartphones em 2012, número que é 73% maior do que o apontado em 2011. No ano passado, foram vendidos 17 smartphones por minuto nas lojas de todo o país. Em 2012 este número deve saltar para 29 aparelhos por minuto. “Em 2011, o Brasil passou de 16º no ranking mundial de smartphones para a 10ª posição. Segundo os estudos da IDC, em 2016 o país será o 4º colocado no ranking”, diz Freitas.