Cresce mercado de software de BI



Se tem um segmento do mercado Tecnologia da Informação que está bastante aquecido e que tem chamado a atenção dos analistas é o de Business Intelligence. Em 2010 movimentou, somente no Brasil, aproximadamente US$ 300 milhões, número que é quase 20% superior ao de 2009, segundo estudo da IDC, empresa focada em inteligência de mercado, consultoria e eventos nos mercados de TI e telecomunicações.


O crescimento da adesão por parte das pequenas e médias empresas está quebrando um paradigma e impulsionando o mercado de BI. Hoje, 56% dos gastos com no Brasil são feitos por grandes companhias e 44% são daquelas de médio e pequeno porte. “A previsão é que este mercado mude a curte prazo e que as PMEs invistam mais”, declara Samuel Carvalho, analista do mercado de softwares da IDC. Segundo Carvalho, muitas empresas já entenderam os benefícios do BI, bem como o “caminho das pedras” e agora começam a realizar investimentos mais consistentes em tecnologia.


O estudo aponta ainda que a indústria de BI, que envolve software, hardware e serviços, movimentou aproximadamente R$ 2,5 bilhões no Brasil, em 2010. “Este número equivale a 100 mil carros populares e representa um aumento que varia de 10% a 15% com relação ao ano de 2009”, completa o analista da IDC.


Quando comparado aos Estados Unidos, o Brasil cresceu num ritmo mais forte, mas em nível de maturidade ainda fica um pouco atrás. Segundo Carvalho, 70% das aplicações de BI no país ainda referem-se à geração de relatórios. Já na comparação com a América Latina, o Brasil representa mais 50% do mercado total de BI, puxando o desempenho da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima