A crise financeira, que assombrou a economia, tem dado sinais de estabilidade e os brasileiros começam a reestabelecer o controle financeiro. Segundo a última pesquisa realizada pela TeleCheque, empresa de concessão de crédito no varejo, os cheques honrados voltaram a crescer no Brasil. No último mês de abril, do total de cheques emitidos, 97,16% foram honrados, o que significa um aumento de 1,06% quando comparado com o mês anterior. Já em relação ao ano passado, o saldo também foi positivo, com alta de 1,41%.
“Apesar da instabilidade inicial gerada pela crise, a economia parece dar sinais de melhora. Com isso, os varejistas se sentem mais confiantes e a lenta retomada do crédito já pode ser sentida pelo mercado. Neste momento, os consumidores retomam o controle financeiro lentamente e voltam a honrar seus pagamentos, porém priorizando os itens de primeira necessidade e com menores prazos de pagamento”, explica José Antonio Praxedes Neto, vice-presidente da TeleCheque.
No ranking por Estado, a Paraíba se manteve na liderança dos cheques honrados com 98,40%, um crescimento de 0,92% comparado a março passado. Na sequência da lista estão Santa Catarina (98,08%), Goiás (97,92%), São Paulo Interior (97,91%), Paraná (97,90%) e Sergipe (97,78%).
O número de cheques fraudados caíram, motivando os lojistas a trabalharem com esse meio de pagamento. De acordo com a TeleCheque, em abril, o indicador apontou apenas 0,17% de cheques fraudados, uma queda de 5,56% quando comparado com o mês de março. No ranking de cheques fraudados por Estado, Alagoas registrou o maior índice de fraude (1%), seguido de São Paulo (0,52%) e Pará (0,32%).