Cresce pontencial da marca Brasil



O estudo anual Country Brand Index (CBI) 2008, realizado pela Futurebrand, mostra que o Brasil tem muito potencial de evolução de sua marca, já que aparece em primeiro lugar entre os países que ainda não estão entre os “Top 10”. O CBI é produzido há quatro anos pela consultoria global em branding em parceria com a empresa de relações públicas Weber Shandwick.

 

O estudo contém rankings que avaliam as marcas dos países sob critérios da indústria do turismo e identifica tendências globais relevantes para este setor. Por três anos consecutivos, a Austrália tem a marca mais bem conceituada entre todos os países do mundo. No ranking 2008, o país é seguido pelo Canadá e pelos EUA. As avaliações são resultado de uma metodologia que mescla opinião de especialistas em diversas áreas, entrevistas com turistas, pesquisa quantitativa e referências estatísticas que relacionam brand equity de cada país a investimentos, crescimento e expansão. Foram ouvidas 2.700 pessoas em nove países, incluindo o Brasil.

 

No quesito Vida Noturna, o Brasil é o segundo país mais bem identificado na pesquisa, atrás do Japão. O Brasil aparece pela primeira vez no ranking do quesito Praias, na décima posição. Entre os países considerados inseguros, o Brasil apresenta um dado interessante: o desejo de visitar o país é três vezes maior que a percepção do seu nível de segurança. O CBI aponta ainda o crescimento do turismo para destinos marcados por cenários de pobreza ou de degradação ambiental. São turistas que desejam fazer dsuas viagens uma experiência de vida. O Rio de Janeiro é um dos destinos apontados por esses viajantes – entre Soweto, na África do Sul, e Mumbai, na Índia.

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