Aparelhos de smartphone apresentaram um crescimento de 47% nas vendas nos primeiros seis meses de 2014, fazendo com que esse segmento represente 60% das vendas da categoria, segundo o balanço da área de Telecom da Nielsen. De acordo com o estudo, um dos principais fatores que impulsionaram o aumento das vendas foi a retração de 5% do valor dos aparelhos. Além disso, o smartphone apresenta um crescimento constante, ao contrário de outros aparelhos. Durante o primeiro semestre do ano, o volume de vendas de celulares apresentou um declínio de 58%.
“A categoria de smartphones se destaca no mercado por causa da alta praticidade e comodidade que oferece. Os aparelhos são considerados uma ferramenta de extrema importância para a mobilidade e contribuem para a realização de tarefas de forma cada vez mais ágil. Entre os principais diferenciais, destacam-se a possibilidade de acessar a internet, sistemas de bancos e redes sociais”, afirma o diretor de digital, da Nielsen, Thiago Moreira.
Outra categoria que apresentou crescimento foi a de tablets. Os aparelhos apresentaram um índice de vendas 118% superior ao período anterior. Enquanto isso, os mini modens 3G tiveram uma queda de 49% nas vendas. Já o sistema Android se mantém em alta. O uso alcançou uma margem na casa dos 92%. O período também registrou uma pequena redução para IOS e Windows Phone.