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Pedro Romero, diretor de wallet e banking do PicPay

Crianças e jovens estão guardando dinheiro para iPhone, faculdade e Disney

Estudo do PicPay mostra que contas conectadas às dos responsáveis recebem investimentos três vezes maiores

Eletrônicos, estudos e viagens são os principais objetivos das economias de crianças e adolescentes de até 15 anos, mostra levantamento do PicPay. A análise dos “Cofrinhos”, ferramenta para guardar dinheiro no app, também sugere a influência dos pais no hábito de poupar e no montante investido, já que as contas conectadas às dos responsáveis têm aportes três vezes maiores.

Liderando a lista dos que definem objetivo personalizado, 27% poupam para adquirir dispositivos eletrônicos, como iPhones, computadores, tablets e notebooks. Esse desejo começa a partir dos 10 anos e se mantém até os 15 anos. A educação é a segunda maior motivação, representando 18,5%. Os jovens economizam para a faculdade, intercâmbio, formatura, cursos e materiais escolares. As crianças mais novas, entre 4 e 9 anos, são as que mais concentram os investimentos pensando nos estudos, com 40% dos “Cofrinhos” guardados para este fim. Nessa faixa etária, a gestão está mais concentrada na mão dos pais e sugere que a educação seja uma das principais preocupações financeiras dos responsáveis.

Cerca de 10% das metas são atribuídas a viagens, variando desde passeios à praia até destinos internacionais, com destaque para a Disney. Outras finalidades incluem a compra do primeiro carro ou moto, a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), festas de aniversário, itens de moda e produtos relacionados a games.

“Os ‘Cofrinhos’ são uma excelente maneira de ajudar as crianças a alcançarem seus objetivos de forma tangível e específica. Apenas um mês após o lançamento da conta para menores no PicPay, 23% dos jovens usuários já criaram pelo menos um. Eles personalizam mais suas economias, criando metas mais concretas que os adultos. Isso facilita o entendimento do valor do dinheiro e torna o processo de economizar mais divertido e motivador”, afirma Pedro Romero, diretor de wallet e banking do PicPay.

Além dos objetivos específicos, 34% das economias são destinadas a ‘só para guardar’ e 8% servem como reserva de emergência, ou, como eles mesmo descrevem, ‘vai que eu preciso’. Chama atenção ainda que 3,5% dos “Cofrinhos” são para metas ambiciosas como ‘ficar rico’ e ‘conquistar meu primeiro milhão’. Aos 15 anos, já começam a aparecer objetivos com foco na aposentadoria, destacando um crescente interesse em planejar e poupar para o futuro.

Romero ressalta a importância de promover a educação financeira em família desde cedo e incentivar o planejamento entre as novas gerações, preparando-os para um futuro financeiramente seguro e realizado. “Entender o valor do dinheiro e a importância de uma gestão financeira eficiente são habilidades fundamentais que todos devem desenvolver. No PicPay, acreditamos que a educação financeira não é apenas sobre números, mas sobre construir uma base sólida para escolhas conscientes e um futuro próspero”.

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