Da tendência para realidade

Cada vez mais o mobile vem conquistando um espaço maior na sociedade. Com ele, vem crescendo também as oportunidades de aproveitamento desse canal. Desde as ferramentas criadas, todos querem se sair beneficiados. E de fato é um mercado promissor. Segundo Guilherme Mornatti, gestor de projetos e-commerce da Goomark, estima-se que até 2017 serão 70 milhões de usuários de smartphones. “Isso significa: 70 milhões de possíveis clientes”, afirma ele. Dessa forma, todas as empresas precisam procurar por uma forma de estarem disponíveis nos dispositivos móveis, sejam elas grandes ou pequenas e médias.
Inclusive, a necessidade das PMEs estarem presentes neste cenário é cada dia maior, se elas quiserem se manter e colher bons resultados no futuro. Um dos caminhos que elas podem seguir é o mobile marketing. Monartti explica que este é um setor em crescimento, uma vez que é esperado que 500 milhões de usuários façam compras no celular ou no tablet este ano, resultando em 204 bilhões de dólares em venda. “Hoje o mobile marketing não é tendência, é realidade”, aponta ele.
Planejamento, estruturação e comunicação são, para o executivo, os principais passos que uma pequena e média empresa deverá cumprir ao iniciar uma estratégia de mobile marketing e todos eles precisam ter apenas um foco: o comportamento do consumidor nos dispositivos móveis. “Por exemplo, um site não deve ser adaptado apenas a mobile e sim ser criado pensando no mobile. No Brasil, diversas marcas ainda não estão preparadas. É o futuro! Quem não estiver preparado, ficará para trás”. Além disso, ajudará no trabalho de planejamento digital das empresas o uso de ferramentas com a qual seja possível criar um mapeamento e levantamento de dados, sendo possível analisar tendências de presença de tráfego, análise do perfil do cliente, a forma como interagem na página e como encontrá-los.
 
Seguindo uma estratégia correta, quem fizer uso do mobile marketing conquistará, entre outros benefícios, fidelização e engajamento. Principalmente, neste momento em que estar mais próximo do cliente se faz essencial para sua existência no mercado. “O compartilhamento e ativação de novos produtos é também benéfico para as PMEs na relação com seu público”, complementa Mornatti.

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