Hoje, 19 de abril, o DDA – Débito Direto Autorizado completa seis meses com 3,2 milhões de clientes cadastrados e 72,8 milhões de boletos eletrônicos gerados pelo novo sistema. Entre janeiro e março de 2010 houve uma elevação de 17% no número de adesões de sacados eletrônicos e 77% em relação ao número de boletos que transitaram no sistema.
Continuam intensas as ações dos bancos para que os clientes cobradores (emitentes) utilizem a cobrança registrada. O objetivo é que aumente o número de boletos eletrônicos disponíveis no DDA para a população. O serviço já tem agregado alguns diferenciais como dispositivos de alertas de recebimento de boletos eletrônicos para os usuários, como os por meio de mensagens em celulares e Internet Banking.
O novo serviço, idealizado pela Febraban – Federação Brasileira de Bancos, tendo como braço tecnológico a CIP – Câmara Interbancária de Pagamentos, dispensa o recebimento do documento impresso. Basta apenas fazer o cadastramento nos bancos. São 33 bancos que operam o DDA e que são responsáveis por 99,2% do volume de boletos emitidos no mercado. Os boletos ficam disponíveis nos canais eletrônicos desenvolvidos pelos bancos.