Estar atentos às tendências de mercado e adaptar idéias para atender as necessidades dos clientes, essa é a aposta da La Pastina, especializa no mercado de vinhos, na busca pela fidelização. Para isso, são realizadas análises e parcerias com empresas de consumo. “Desenvolvemos pesquisas qualitativas e quantitativas, o que nos permite visualizar a evolução do setor em que atuamos. Além disso, fazemos constantes viagens internacionais buscando tendências e parcerias”, afirma Dante Marchione Neto, gerente de marketing da La Pastina.
Para Neto, o mercado brasileiro de consumo de vinhos ainda está bem abaixo do mercado europeu, mas há uma tendência de crescimento nos últimos anos. “No Brasil, um habitante consome dois litros de vinho por ano, na Europa são consumidos 45 litros. No entanto, o consumidor brasileiro está mais seletivo e essa mudança no paladar tem reflexos no consumo de vinhos secos que tem sido maior comparado aos vinhos suaves”, explica.
Para conquistar esse mercado, a empresa ainda aposta em campanhas motivacionais. De acordo com o gerente, essa prática é um diferencial, pois não é comum no setor. “Em 2007 oferecemos premiações como viagem, adegas climatizadas e conseguimos fidelizar cerca de 7000 clientes”, comemora Neto.
Segundo o gerente, o telefone ainda é um dos meios de contato mais rápidos e eficientes no mercado brasileiro, porém a Internet proporciona facilidades no tratamento do cliente. “O mais importante nesse tipo de comunicação é manter o database atualizado, para efetuar campanhas imediatas passivas e ativas”, diz.
O site da La Pastina lançado no final de janeiro de 2008, é o principal canal de contato com o consumidor, e disponibiliza informações de receitas harmonizadas e valores nutricionais. Segundo Neto, o Sac funciona como os ouvidos da empresa. “É por meio dele que temos um feedback real dos nossos clientes, e é a partir das informações recebidas que aprimoramos nosso trabalho”, completa.
Para informar o consumidor sobre lançamentos e esclarecendo dúvidas dos produtos a La Pastina conta com uma equipe de sommelier que treina semanalmente os nossos colaboradores que estão em contato com o consumidor final. “O departamento de marketing desenvolve e implementa mensalmente materiais promocionais como folhetos “take one” que facilitam o trabalho das equipes externas”, conclui.