A Market Analysis, instituto de pesquisa e opinião pública, apresentou os dados do estudo realizado sobre a visão dos acionistas estrangeiros a respeito do Brasil. Os resultados apontam para um perfil positivo e crescente. Dos nove países participantes, a França demonstrou a melhor percepção, com 58,1% de respostas favoráveis ao país. Os espanhóis, com 53% e os russos, com 47,5% ficaram logo atrás no ranking. Este cenário pode indicar uma boa quantidade de dinheiro potencialmente vinda para o Brasil, que conta com a elevação em nível de investimento (investment grade) e a queda do dólar.
Os não-acionistas que apresentaram melhores expectativas foram os chineses, com 51,5%, seguidos pelos canadenses e australianos, com 44,3% e 39,9%, respectivamente. Segundo Fabián Echegaray, diretor da Market Analysis, existe uma diferença significativa entre acionistas e não-acionistas sobre a visão que se tem do país. “Estrangeiros que têm a cultura de aplicar em ações são mais informados e têm inclinação em se antecipar às notícias e informações que possam impactar na esfera econômico-financeira”, revela Echegaray. “Este comportamento pode ser visto, inclusive, como um dos motivos pelos quais enxergam o Brasil muito mais positivamente do que pessoas que não possuem este grau de instrução”, conclui.
Portugueses, italianos e alemães, acionistas ou não, apresentaram visão menos consensual e mais dividida sobre o Brasil. Ainda assim, de acordo com os dados, no geral, o país é bem visto no exterior. Entre os entrevistados, tanto investidores quanto não-investidores demonstraram ter uma visão mais positiva (44%) do que negativa (23%), apresentando diferenciais percentuais significativos, o que representa uma indicação clara de oportunidade de desenvolvimento e consolidação de estratégia da marca-país para o Brasil, além do viés tradicional ao ser atrelado a um destino turístico internacionalmente requisitado.