Aquela imagem de senhores e senhoras frágeis, que ficam sentados, olhando o tempo passar e fazendo pequenas atividades parece estar se acabando. Ainda que o público com mais de 60 anos tenha suas limitações, hoje, ele se mostra muito mais ativo e cada vez mais com uma vitalidade de jovens. Justamente, pela melhor qualidade de vida e as maiores chances de cuidarem da saúde, esses idosos estão chegando a essa fase com maior disposição, inclusive, muitos não admitem serem chamados de “vovôs”. Até por conta dessa realidade, eles estão em maior quantidade na sociedade e prezam em continuar procurando por essa vida melhor.
Tanto que diversas empresas já estão atentas a tal situação e se preocupam em oferecer serviços ou produtos que possam colaborar com o bem-estar dos clientes seniores, segundo sócio-diretor da Maria Brasileira, Eduardo Pirré. “As necessidades dos clientes da terceira idade vêm se modificando. Pois é cada vez maior o índice de pessoas que permanecem ativas em suas atividades sem que a idade interfira em sua rotina”, avalia. Pensando nisso, a empresa dele, que é rede de franquias especializada em serviços de limpeza, cuidados e conservação em ambientes domésticos e corporativos, procura oferecer aos idosos maior comodidade e segurança na contratação de serviços. “O mercado precisa se preparar para oferecer um atendimento capaz de atender a todas as necessidades desse público, que está focado na qualidade de vida.”
O executivo ainda acrescenta que, além de estar mais ativo, o público sênior também está consumindo produtos que não são destinados à sua faixa etária. Dessa forma, para conseguir fazer com que eles fiquem satisfeitos, é preciso entender seus perfis e ofertar serviços que se encaixem a cada um. Sem pensar no padrão ou na generalização, para não correr o risco de frustrar o cliente. “O nosso maior desafio é oferecer o atendimento com uma mão de obra que tenha a qualificação necessária para atender as exigências e cuidados do público em questão”, admite. “É importante buscar sempre novidades que sirvam para facilitar as rotinas dos idosos e, assim, aumentar a qualidade de vida deles.”
No caso da Maria Brasileira, ele conta que além do serviço de limpeza, a rede também oferece cuidadores com atendimento generalizado, desde enfermagem até atividades de companhia. “Em nossa base de clientes da terceira idade, podemos dizer que 28% desse público contrata os nossos serviços, que vão desde limpeza até jardinagem. Com relação aos cuidadores de idosos, 9% da nossa base de clientes da terceira idade é responsável pelas solicitações de atendimento”, explica.