Nos últimos anos, o trote universitário foi sinônimo de violência, abusos e nenhuma integração do aluno com a comunidade acadêmica. O Trote Cidadão nasceu justamente com o objetivo de inverter essa situação, mudando o ritual de transição e recepção dos estudantes que, ao invés de passar por “brincadeiras” constrangedores ou “pequenas penitências”, participam de trotes criativos que despertam no calouro a consciência social e a participação ativa na sociedade.
O tema para o ano de 2007 são os objetivos do milênio da ONU (Organização das Nações Unidas), que analisou os maiores problemas mundiais e estabeleceu o programa “Oito Jeitos de Mudar o Mundo”. No Trote Cidadão, os calouros participaram de maneira prática, por meio de ações voltadas às necessidades reais das comunidades envolvidas, por exemplo, para conter a degradação e aterros, alunos do ABC estarão juntos na limpeza da represa Billings, em São Paulo. As datas e horários variam de acordo com o retorno às aulas das cerca de 400 universidades engajadas com o evento e espalhadas por todo Brasil.
Dentro disso, a Decidindo, agência pioneira em marketing promocional com foco total no público jovem, além de apoiar este movimento social que atingirá cerca de 1,2 milhões de estudantes, vai contribuir com a ONG “Opção Brasil” que, junto com a Fenead (Federação Nacional dos Estudantes de Administração), oferece novas formas de participação social aos jovens. A agência também fechou parceria com a marca Trident, que realizará ações direcionadas nas faculdades de Odontologia participantes do Trote Cidadão.