A Defensoria Pública de Mato Grosso anunciou a criação de uma Ouvidoria Geral. Mais do que receber críticas e sugestões, a Ouvidoria será um canal de contato permanente com o cidadão, no sentido de promover a melhoria dos serviços e da gestão pública, segundo ouvidor geral em exercício, Cid de Campos Borges.
A intenção da Ouvidoria é dar uma resposta à sociedade, seja em que caso for. Cid aponta como exemplo o caso das mulheres que estavam ligadas ao tráfico de crianças, em Cáceres. Conforme o ouvidor em exercício, a questão foi informada de início à Ouvidoria da Defensoria. Se o assunto não for de competência da Defensoria, a Ouvidoria vai repassar ao órgão competente.
O ouvidor em exercício cita, inclusive, que o projeto da defensora pública-geral Karol Rotini é colocar no cargo de ouvidor uma pessoa da sociedade civil que não tenha ligação com a Defensoria. Por enquanto isso não é possível, porque necessita de projeto de lei específico. Mas é o que deve acontecer em um futuro próximo.
A Ouvidoria pode ser contatada pessoalmente, na sede da Defensoria no Centro Político Administrativo, ao lado da Procuradoria Geral de Justiça, por telefone, 3613-3428, ou ainda por email, [email protected].