A Deloitte Consulting e a Comgás anunciam o início dos trabalhos do projeto de billing, que será o responsável por toda a reestruturação da área e serviços de faturamento da companhia. Para a realização do projeto, foram escolhidos e indicados pelos profissionais da Deloitte a ferramenta Cordaptix, desenvolvida pela SPL, e os trabalhos de hospedagem da Optiglobe.
Após o processo de privatização, ocorrido em 1999, a Comgás aguardava o momento para iniciar a reestruturação em seu sistema de faturamento. A escolha da consultoria buscava um modelo de negócio que contemplasse todas as variáveis de clientes que a empresa possui em São Paulo, desde o residencial, até os maiores consumidores industriais. O trabalho de implementação em si está previsto para durar 9 meses, embora o acordo entre as duas empresas preveja o gerenciamento dos sistemas pelos próximos cinco anos, período durante o qual a Comgás pagará apenas pelo número de faturas emitidas pelo sistema, uma vez que a solução operará no modelo ASP.
Na prática, o sistema será capaz de interagir com o SAP R/3 já instalado na companhia e, também, com o sistema de CRM da Vantive, também em funcionamento atualmente. A partir dessa amigabilidade, os usuários e clientes terão à disposição um só ambiente, no qual poderão navegar, consultar extratos, históricos, etc. A Comgás espera que com esse novo sistema implantado que os serviços de faturamento, cobrança e de informação tragam para os clientes maior flexibilidade e outros serviços que certamente poderão ser oferecidos.
Para operacionalizar os trabalhos da melhor maneira possível, Deloitte e Comgás optaram por dividir o projeto em duas fases distintas. A primeira, com foco mais interno, prevê a integração de processos, maior controle operacional, além da análise das melhores possibilidades de performance da ferramenta. A segunda fase será voltada ao cliente final, especialmente para que haja a possibilidade de acesso fácil ao sistema e a consultas como consumo, informações técnicas, esclarecimento de dúvidas, etc.