Desafios e oportunidades para um CMO

Autor: Fernando Juarez
 
Nunca foi tão importante investir em marketing. Independente, do mercado de atuação, ter uma estratégia de marketing bem estruturada e utilizar as ferramentas certas, faz toda a diferença no crescimento e consolidação da sua marca. Os consumidores estão cada vez mais conectados e ao mesmo tempo mais exigentes. Os anunciantes precisam entender e buscar os melhores caminhos para dialogar com seus públicos sem perder o objetivo, respeitando os limites e aumentando o ROI (Return On Investment).
 
Por isso, compartilho com você alguns dos mais atuais e maiores desafios e oportunidades do segmento em todo o mundo e, inclusive, no mercado brasileiro:
 
– O marketing baseado no consumidor é a grande tendência do mercado e apresenta ao CMO tanto novos desafios quanto oportunidades ao oferecer experiências individualizadas para audiências específicas;
 
– Os consumidores esperam ser conhecidos e compreendidos pelas marcas, mas não querem que essas marcas ultrapassem limites e sejam intrusivas.  A personalização e a relevância das comunicações de marketing são cada vez mais importantes para melhorar a experiência do consumidor com a marca, que também promove uma maior receptividade futura;
– O uso de vários dispositivos e a fragmentação continuam crescendo, rompendo com modelos de targeting e tracking. A jornada do consumidor nunca foi tão complexa, impulsionando os anunciantes na criação de estratégias de omnichannel.  Vale acrescentar no planejamento de marketing campanhas de mídia programática, considerada uma das principais ferramentas no alcance ao consumidor em toda sua jornada de forma simples e eficiente. Seja em mídia online ou off-line;
– É importante poder navegar em um ecossistema aberto, onde os profissionais de marketing possam alavancar seus dados entre diferentes plataformas de medição, segmentação e insights. Porém, a fragmentação dos dados, alguns mantidos em “gaiolas de ouro” ou “walled gardens” por algumas empresas, ٴ dificultam a otimização de estratégias omni-channel;
 
– O Big Data e uma grande quantidade de opções tecnológicas criam complexidade, mas também oportunidades. Novas ferramentas e melhores práticas em gestão de audiências e segmentação tendem a simplificar a tarefa. Os dados que pertencem às marcas (first party data) são muitos e é apenas uma questão de saber utiliza-los para desenvolver campanhas de marketing mais eficazes;
 
– Com a velocidade das mudanças em tecnologia e marketing, é preciso focar em educar os profissionais de marketing para que compreendam a fundo o que essa nova realidade pode proporcionar para os consumidores e como utilizar as novas tecnologias para alcançar resultados melhores. Investir em educar e atualizar os profissionais é essencial para se manterem sempre a frente da concorrência.
 
E você, CMO, está preparado para encarrar esses desafios?
 
Fernando Juarez é diretor geral da MediaMath na América Latina.

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