Desvende as informações escondidas



Autor: Marcos Abellón

 

Se de uns tempos para cá você, fabricante, tem encontrado dificuldades em fazer uma campanha de marketing dos produtos com bons resultados, ampliar os negócios ou até mesmo fazer girar o estoque em um tempo menor, provavelmente, pode não estar a par de todas as informações da cadeia de fornecimento. Ou seja, os dados necessários para que a empresa realize ações mais assertivas para o negócio são ainda desconhecidos.

 

Preste atenção no cenário: Você fabrica, passa os produtos para os distribuidores e, por sua vez, estes repassam aos revendedores, que vendem aos consumidores finais ou ainda revendem para outras lojas menores. O que você sabe realmente sobre o consumidor final, o revendedor ou os grandes atacadistas? Se a resposta é quase nada ou nada. Aí pode estar o erro.

 

Ultimamente, é importante que as empresas conheçam como funciona a sua rede de fornecimento, ou seja, saibam as informações desde o fabricante até o consumidor final. E para que tudo isso funcione da melhor maneira possível, gerando bons resultados, as empresas estão buscando implantar soluções que permitam conhecer todo o ciclo do “Supply Chain”.

 

Uma alternativa que muitas companhias estão adotando é o Portal de Informações, no qual os distribuidores e revendedores insiram os dados de vendas, pagamento, estoque, financeiro, entre outras, numa intranet, por exemplo, e assim o fabricante pode conhecer melhor as informações em toda a cadeia. E os revendedores e distribuidores ganham com a automatização dos pedidos, ou seja, mais agilidade no processo de compra e venda.

 

Com isso, é possível aumentar as vendas com campanhas de marketing, já que você pode cruzar dados de maneira mais eficiente e entender melhor o comportamento do mercado. Veja alguns exemplos:

 

– Qual a região que mais está vendendo tal produto? Quais vendedores?- Qual o ticket médio das últimas semanas?

 

– Quais são os meus clientes mais inadimplentes? Em que período?

 

– Quais os produtos que mais estão sendo devolvidos ou sofrendo indenização?

 

Além, é claro, de comparações entre revendas, clientes, para entender comportamentos de compra e venda. No momento do desenvolvimento de um produto você tem mais informações sobre o perfil das revendas e dos distribuidores e pode lançar produtos com mais margem de aceitação do consumidor.

 

Enfim, as empresas que já possuem essa gestão de cadeia de fornecimento têm todas as informações de seus parceiros (revendedores, distribuidores e grandes comerciantes) e isso colabora para que as estratégias do negócio sejam idealizadas com parâmetros reais e possam possibilitar com mais eficiência o sucesso almejado.

 

Marcos Abellón é diretor geral da W5 Solutions.

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