O Dia das Mães se aproxima e a movimentação em busca dos presentes já começa a ficar mais forte. De acordo com a E-bit, empresa especializada em informações do comércio eletrônico, no período de 26 de abril até 11 de maio de 2013, cerca de três milhões de pedidos deverão ser feitos via internet. Esse ano, o faturamento do setor na data deve chegar a R$1,055 bilhão, o que representa um crescimento nominal de 15% em relação ao mesmo período em 2012, quando os ganhos atingiram R$ 918 milhões.
Embora as previsões sejam positivas, estão abaixo do crescimento de 25% estimado para o ano. Um estudo realizado pelo Provar, da FIA, em parceria com a E-bit, aponta que a intenção de compra no varejo virtual, no segundo trimestre de 2013, está em 76,5%, o que significa uma queda histórica de 7,4p.p, se comparada ao primeiro trimestre do ano. A queda é maior ainda em relação ao segundo trimestre de 2012, chegando a 8,5p.p.
Uma das explicações é a aceleração da inflação sentida pelos consumidores, que reflete no período com uma redução na renda disponível para novas dívidas. Além disso, para aumentar a margem de lucro, muitas lojas estão reduzindo seus prazos de pagamento sem juros e diminuindo a oferta de frete grátis, o que também influencia na decisão de compra. “Com tudo isso, o consumidor está menos confiante em relação à economia de uma forma geral, o que acaba impactando também no comércio eletrônico”, afirma Pedro Guasti, diretor geral da E-bit.
Os presentes preferidos
Segundo a E-bit, as categorias mais vendidas no Dia das Mães serão: “Moda e Acessórios”, “Perfumaria e Cosméticos” e “Telefonia/Celular”, respectivamente. De acordo com o site de comparação de preços Buscapé, a diferença nos preços de produtos dessas categorias pode chegar a 485% (tabela abaixo).
Para a comemoração não pesar no bolso, a recomendação é pesquisar. “Em todas as datas sazonais, reforçamos essa necessidade. O consumidor precisa ficar atento não só para garantir as melhores ofertas, mas também para fugir de ciladas. Se ele encontra um produto com um valor muito abaixo do mercado, por exemplo, deve desconfiar”, explica Rodrigo Borer, Vice-presidente de Comparação de Preços do Buscapé Company.
Já no segmento de compras coletivas, o SaveMe, agregador de ofertas online, prevê que a categoria mais vendida será a de viagens. “Isso porque é um ótimo presente para a família toda”, comenta Guilherme Wroclawski, sócio fundador do SaveMe. A empresa criará um hotsite especial para a data.