As vendas do comércio varejista voltadas para o Dias das Mães aumentaram 2,3% em relação a igual período do ano passado, segundo sondagem realizada pela Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) com 120 empresários na Região Metropolitana, no dia 15 de maio. O resultado supera as expectativas iniciais dos comerciantes que previam alta de 1,3%. A performance, no entanto, está abaixo da verificada no ano passado, quando o faturamento avançou 4,6%.
“Como se trata de uma data com forte apelo emocional, essa elevação em relação ao anteriormente previsto não surpreende. O elevado grau de endividamento da população ainda prevalece”, afirma o presidente da Federação, Abram Szajman. Em relação ao mix de produtos, assim como em 2005, os consumidores preferiram mais os semiduráveis cujas vendas cresceram 2,7% contra avanço de 1,7% na comercialização dos bens duráveis.
Quanto às modalidades de pagamento, 64% das compras foram feitas por meio de cartão de crédito, parte delas (47%) de forma parcelada. As vendas à vista representaram 22% do total. Os cheques pré-datados responderam por 10% das transações e outras formas (carnês) por 4%. A sondagem da Fecomercio mostra ainda que o número de lojistas que realizaram promoções recuou em relação ao ano passado atingindo 43% do total, contra 70% dos empresários em maio de 2005. O reforço no estoques para atender à data também foi menor. Apenas 34% dos comerciantes fizeram ampliações, contra 48,6% no exercício anterior.