O jornal O Globo realizou uma pesquisa de opinião sobre Internet móvel com os usuários do Globo.mobi – site de notícias do Globo via celular – que possuem iPhone. Durante as 24 horas que ficou no ar, a pesquisa atraiu cerca de 600 entrevistados para o projeto piloto e mapeou os hábitos dos leitores que utilizam o serviço. O resultado apontou que os conteúdos mais acessados são os dos sites de notícias, seguidos do uso de e-mail, buscas de informações gerais e transações bancárias, e mostrou ainda o índice de satisfação com o site.
O objetivo da ação foi levantar alguns hábitos de acesso e medir a taxa de aceitação a questionários de autopreenchimento, por parte dos consumidores. A ideia é criar processos contínuos de conhecimento do público para criação de novos produtos e serviços. De acordo com Sandra Sanches, diretora da unidade O Globo, em breve, a pesquisa será realizada mensalmente e deverá acontecer com usuários de outros aparelhos além do iPhone. “Com base no excelente desempenho da ação, a área de marketing do Globo pretende manter o diálogo aberto com os clientes digitais e colocar uma pesquisa periódica no ar, visando coletar informações para melhorar os produtos e serviços relacionados à mobilidade”, afirma.
Segundo Guilherme Rizzo, gerente de conhecimento do cliente do Globo, ações de pesquisas com o público serão cada vez mais comuns e comportarão questões fixas como estas de hábitos de consumo e satisfação e outras variáveis que englobarão temas específicos. “Queremos estabelecer uma relação de diálogo com nossos clientes e transformá-la em benefícios para eles ao longo do tempo. Já neste momento, foi muito importante termos conseguido atingir um público-alvo tão qualificado, que se disponibilizou a responder a pesquisa”, diz.