Apesar de dois entre cinco (40%) profissionais de marketing terem afirmado que desejam se reinventar, apenas 14% entre eles sabem na verdade como fazer isso, de acordo a pesquisa realizada pela Adobe, intitulada Digital Roadblock: Marketers Struggle to Reinvent Themselves. O estudo foi feito com mais de 1 mil profissionais de marketing nos Estados Unidos e traz informações recentes sobre as atitudes e crenças dos profissionais de marketing que buscam redefinir seu papel e ampliar seus conhecimentos. Confirmando a rápida transformação do setor, 64% dos profissionais de marketing preveem que seu papel irá mudar ano que vem e 81% acreditam que isso só acontecerá nos próximos três anos.
Mas o caminho para a reinvenção continua sendo um desafio. Os profissionais que participaram da pesquisa citaram a falta de treinamento em novos conhecimentos de marketing (30%) e a incapacidade de adaptação das companhias (30%) como os principais obstáculos para se tornarem os funcionários que desejam ser.
Quando solicitados a descrever o que seria um profissional de marketing ideal e bem-sucedido dentro de doze meses, 50% afirmaram que assumiriam mais riscos e 45% que desejariam assumir mais riscos. No quesito novas tecnologias, mostraram-se mais prudentes, em termos gerais, e 65% afirmaram que se sentem mais à vontade em adotar tecnologias novas depois que elas se tornam populares.
“A mudança para o digital exige novas tecnologias, novas abordagens e, em vários casos, papéis totalmente novos para os profissionais de marketing”, afirma Ann Lewnes, diretora de marketing da Adobe. “A boa notícia é que eles vêem a mudança bem na sua frente, e entendem que precisam enfatizar cada vez mais a importância dos dados, se concentrarem na criação de experiências personalizadas e trabalhar nos seus canais móveis, na Web e na mídia social”, completa.