Diminui a inadimplência

Em dezembro, o índice de cheques devolvidos no Brasil foi de 1,68%, número 28,8% inferior ao do mês anterior (2,36%). Já no comparativo com dezembro de 2003, a inadimplência com cheques subiu 4,7%, revela a pesquisa da Telecheque, empresa do segmento de verificação e garantia de cheques.
Segundo o vice-presidente da Telecheque, José Antônio Praxedes Neto, o mês de dezembro tem um histórico de queda na inadimplência em relação a novembro, já que nessa época é comum que os consumidores aproveitem o 13º salário para quitar dívidas e reabilitar o nome, o que libera o crédito para as compras de final de ano. “Em contrapartida, os gastos excessivos nas compras de Natal e Ano Novo refletem-se em índices de inadimplência maiores em janeiro, fevereiro e março, meses em que os cheques pré-datados – 67,5% dos emitidos ao longo de dezembro – serão compensados”, explica.
Do total de transações no País, o índice de cheques honrados foi de 97,83%, maior 0,8% em relação ao de novembro e apenas 0,1% menor no comparativo com o mesmo período do ano passado. Já o índice de cheques roubados foi de 0,49%. Ainda de acordo com a pesquisa, 67,5% das transações foram pré-datadas e 32,5% para pagamento à vista. Para medir a inadimplência, a Telecheque considera os valores das transações com cheques e não a quantidade de cheques devolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima