A Dona Benta passou por uma reformulação de seus mais de 40 produtos. A proposta, agora, é um visual mais moderno, a fim de expressar a nova assinatura da marca: “Dona Benta, receita de carinho!”. Para isso, a agência Narita Design&Strategy passou por meses de pesquisa, a fim de conhecer o hábito dos brasileiros na cozinha, suas referências e o que lhe desperta emoções. Ou seja, o que realmente desperta memória afetiva das pessoas. “Tínhamos o compromisso de, mais do que apresentar uma linha esteticamente atraente para o PDV, modernizar essa marca, sem perder sua preciosa essência e tradição. Expressar nela tudo aquilo que conversa com as emoções humanas que, para nós, é o real ´gatilho´ de decisão de compra”, declara Mario Narita, CEO da Narita Design&Strategy.
Para isso, a Narita utilizou seu método proprietário de investigação, o Processo Límbico, ferramenta que parte de uma série de estímulos visuais, elaborados por um time multidisciplinar, com o objetivo de identificar quais as formas, cores e ideias que acionam o Sistema Límbico (Região cerebral responsável pelas nossas emoções) do público-alvo. Desta forma, é possível investigar o comportamento humano por trás do processo de compra e desenvolver a estratégia e o design voltada para performance.
No caso de Dona Benta, o ponto de partida foi aprofundar o entendimento e significado que algumas relações e palavras-chaves, como “aconchego”, “o preparo caseiro” e “a fuga do dia a dia corrido”, entre outros, tinham para o público-alvo. Os grupos estudados foram divididos então de acordo com o estilo de vida que levavam. Por exemplo, cozinheiras(os) iniciantes, mais experientes, ocasionais, e assim por diante. “Essa divisão foi muito importante para extrairmos insights e direcionamentos mais assertivos. Outro ponto forte neste estudo foi a utilização da Antropologia Visual, método que investiga o comportamento, atitudes e estilos de vida a partir do estudo de objetos, espaços e tudo aquilo que as pessoas escolhem para compor seu universo material. Por isso, visitar a casa dessas pessoas, estar por perto e entender a maneira como vivem e se relacionam com a cozinha e produtos foi fundamental para os resultados”, detalha o CEO.
A quantidade de aprendizados pautaram a equipe de criação a desenvolver alguns caminhos visuais, que foram mais uma vez testados pelo Processo Límbico, chegando assim no resultado final. Nele, estão presentes elementos que remetem ao almoço de domingo, ao momento de carinho no preparo, aos itens e utensílios que fazem parte da cozinha do brasileiro, como o azulejo que é o grande protagonista da embalagem. “Avaliamos mais de dez caminhos e a proposta vencedora foi aquela que te levava de volta para a infância, para a cozinha da casa da vovó, para o aconchego da família, mas com uma releitura original e atual. Cada embalagem tem o pattern de azulejo junto com uma imagem e utensílios que conversam com o produto em questão, facilitando a identificação e destaque na gôndola, mesmo que à distância”, explica Narita.
Além de reformular as embalagens, a empresa anuncia um conjunto de iniciativas que impulsionará os negócios da marca Dona Benta, como a parceria com o confeiteiro internacional Buddy Valastro.