E-commerce apresenta variações de preços no pós-natal

Um estudo realizado pelo BuscaPé (www.buscape.com.br), site de comparação de preços, mediu os preços dos produtos mais procurados no varejo on line no final de 2003. Entre os dias 1º de novembro a 29 de dezembro, os celulares, DVDs e CDs apresentaram queda de preços. Por outro lado, ficaram bem mais caras as câmeras digitais e TVs acima de 28 polegadas.
O resultado da análise mostra o celular como o campeão da queda de preços, com cifras 27,89% menores. Entre os outros itens que ficaram mais baratos no período estão os DVDs e vídeos, com uma diminuição de 23,6% nos valores, seguidos pelos CDs (- 20,4%), DVD players (- 15,59%) e livros (- 15,43%).
Na contramão, a câmera digital foi o item que mais apresentou variação de preços para cima. Entre novembro e dezembro, o produto ficou 18,87% mais caro, passando de R$ 1.032,00 para R$ 1.227,33 em média e seguido pelas televisões acima de 28 polegadas, que subiram 13,23%.
Os cinco produtos mais procurados no BuscaPé, durante o Natal, foram câmera digital (1), CD (2), celular (3), DVDs (4) e DVD player (5).
O estudo feito pelo BuscaPé também mostra uma mudança no comportamento do internauta brasileiro na hora das compras para o Natal. Ao contrário de 2002, quando os cliques finais foram dados na primeira semana do Natal, de 3 a 9 de dezembro, em 2003 os consumidores deixaram para concentrar suas compras na semana seguinte, entre os dias 10 e 16 de dezembro.
O artifício de “entrega garantida” utilizado por algumas lojas online que assumiam o compromisso de entrega dos produtos até a tarde do dia 24 de dezembro, para aqueles consumidores que fizessem seus pedidos até o dia 23, funcionou. “Isso demonstra a confiança que os internautas adquiriram no comércio eletrônico, acreditando que os presentes seriam entregues a tempo”, afirma Romero Rodrigues, presidente do BuscaPé. Segundo o executivo, já se pode falar de um novo hábito no perfil do internauta brasileiro, que costumava comprar produtos na web muito antes da data que queria tê-los.
Outra mudança de comportamento pode ser vista pelo registro no aumento de procura pelas bonecas Barbies, que foram 250% maior na última semana do Natal, e pelos Consoles de Vídeo Games, com crescimento de 150% nas buscas. “Esse dado mostra que a Internet passou a ser um meio de referência para o varejo de uma forma geral. Mesmo os pais quem foram comprar os presentes dos filhos na loja física, usaram a Internet para comparar preços e pagar menos na hora de pôr a mão no bolso”, finaliza Rodrigues.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima