E-commerce cresce quase 20% em outubro

O SpendingPulse, relatório de vendas totais no varejo da MasterCard Advisors, apontou um aumento de 1,7% em outubro, em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, as vendas do Dia das Crianças tiveram pouco impacto sobre os gastos do varejo total. O e-commerce foi um setor de destaque, uma vez que as vendas on-line cresceram 17,7% em outubro de 2014. “As vendas no comércio eletrônico brasileiro estão sendo impulsionadas pela conveniência e economia gerada quando o consumidor pesquisa pelos preços. Os consumidores jovens estão mais conscientes e têm um importante papel nesse crescimento”, explica Sarah Quinlan, vice-presidente e chefe de mercado Insights da MasterCard Advisors. 
 
Nos últimos três meses, as vendas totais no varejo registraram crescimento médio de 2,2%, abaixo da taxa de crescimento de 2,4% observada no terceiro trimestre. Em outubro, dois setores excederam o crescimento total do varejo: drogarias e artigos de uso pessoal. Enquanto combustíveis, vestuário, supermercados, móveis/eletrônicos e materiais de construção tiveram uma taxa de crescimento abaixo das vendas totais ou ainda uma taxa de crescimento negativa. 
 
Ainda a respeito deste cenário, dois dos principais índices econômicos desaceleraram: a oferta de crédito ao consumidor e a taxa de emprego. O índice de endividamento das famílias, entretanto, ainda é estável, mas permanece em níveis elevados. Não por acaso, o índice de confiança do consumidor também apresentou queda de 1,5% em outubro, na série com o ajuste sazonal.
 
Considerando esses últimos resultados, Sarah Quinlan diz: “o ambiente econômico ainda é um desafio. Dessa forma, enxergamos um alto nível de incerteza e esperamos volatilidade nos gastos nos próximos meses. No entanto, ainda temos a esperança de que o Natal irá contribuir para o aumento das vendas.”  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima