O e-commerce deve faturar, este ano, aproximadamente, R$ 2,06 bilhões no Dia dos Namorados, o que representa crescimento nominal acima de 16% em comparação ao mesmo período de 2018, de acordo com a Ebit/Nielsen. O tíquete médio esperado é de R$ 397, variação negativa de 15%. O crescimento, no entanto, é impulsionado pela estimativa do número de pedidos, uma vez que os lojistas online aguardam cerca de 5,2 milhões de compras, refletindo possível crescimento de 36%. Dentre os produtos mais mencionados como intenção de compra para presentear, estão (em ordem de procura): celular & smartphones, DVDs/Blu-Ray, tênis, perfumes, livros, vinhos, TVs, calçados, vestidos e jogos.
“O Dia dos Namorados em 2018 contou com uma série de entraves, como a greve dos caminhoneiros, que desencadeou entregas atrasadas ou canceladas e muita incerteza em relação ao cumprimento das compras online. Esse contexto prejudicou o faturamento do setor, cujo crescimento foi de apenas 6%, e causou uma baixa na quantidade de pedidos, de 4,07 milhões para 3,81 milhões em relação ao ano anterior”, explica Ana Szasz, head da Ebit/Nielsen. “Os números estimados para esse ano não só trazem otimismo para o setor, como atestam a força e o crescimento do e-commerce na intenção de compra do consumidor.” Para este levantamento, a Ebit|Nielsen considera a previsão de compras entre os dias 28 de maio a 11 de junho.