E-commerce é principal meio para o Natal

As facilidades do comércio eletrônico têm conquistado mais e mais os brasileiros, tanto que o setor responde por 66% das intenções de compras para o Natal deste ano, segundo a “Pesquisa Natal 2014 – Revelação sobre o hábito de consumo dos brasileiros”, organizada pela Deloitte e está em sua quinta edição. Tais intenções são motivadas pela possibilidade de encontrar preços mais baixos (62%), praticidade (45%), e frete grátis (42%). “Na medida em que o uso da internet incorpora-se aos hábitos de consumo dos brasileiros, sem distinção de idade e classe social, os principais motivos para que as compras on-line sejam a primeira preferência são essas facilidades, além da agilidade de pesquisa e maior variedade de produtos”, explica Reynaldo Saad, sócio-líder da Deloitte para o atendimento às empresas do setor de bens de consumo e varejo na América Latina e responsável técnico pela pesquisa.
A internet se tornou o principal canal de compra desde o ano passado, porém o brasileiro ainda leva em consideração algumas preferências pelas lojas físicas, como a de comprar e levar imediatamente pra casa, por meio de um atendimento pessoal e personalizado, além de encontrar maior facilidade para uma eventual troca de presentes. Mesmo assim, as intenções para compras em lojas físicas, como as de shopping e de departamento, representaram, respectivamente, 58% e 49% das intenções, estando mais concentradas nas classes A e B. 
Dessa forma, as mídias sociais também conquistam cada vez mais importância, sendo utilizadas para pesquisar opiniões ou recomendações de produtos. Uma fatia representativa de 72%, declarou que será influenciada pelas opiniões dos internautas no momento das decisões de compra. As redes sociais, microblogs e blogs são as ferramentas mais utilizadas pelas empresas para interagir com o consumidor final. 
O número médio de presentes a serem comprados (6.5) e gastos médio por presente de R$ 61 se mantêm no mesmo nível dos anos anteriores. Os destaques para os presentes mais comprados em lojas físicas continuam sendo as roupas e sapatos e para aqueles que serão comprados via internet estão os aparelhos eletrônicos portáteis, livros e DVDs. Em relação aos presentes mais desejados neste Natal, chamam a atenção o crescimento de 2013 para 2014 dos itens: melhoria da casa (de 13% para 19%), cosméticos e perfumes (de 22% para 26%) e artigos esportivos (de 9% para 14%).
Os cartões de crédito e de débito continuam sendo o meio de pagamento preferido para 68% e 47% dos pesquisados, respectivamente. Em 2010, primeiro ano da pesquisa, o cartão de crédito era utilizado por apenas 29% dos pesquisados. 
A pesquisa contou com 1.000 entrevistados do país, na primeira quinzena de outubro, 50% do sexo masculino e 50% do sexo feminino. A distribuição geográfica da amostra atingiu 20% em cada uma das regiões do país: Centro Oeste e Norte, Nordeste, Sudeste (sem São Paulo), Sul e Estado de São Paulo. As principais faixas etárias são dos grupos de 30 a 44 anos e 45 a 60 anos, com 68% da amostra. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima