A quarta edição do Black Friday Brasil, considerado um dos maiores eventos para o e-commerce do país, promete movimentar o setor de varejo no mundo digital. Porém, uma nova atualização lançada pelo Google recentemente pode influenciar os resultados dos varejos virtuais. O site de busca modificou suas diretrizes de pesquisas, e agora passa a analisar os sites de modo diferente, levando em consideração não apenas textos, mas também aspectos da programação na hora de definir o posicionamento dos sites.
Segundo Solange Oliveira, sócia-fundadora da e-Vision Consulting, os e-commerce que não atualizarem suas plataformas poderão ser prejudicados durante o Black Friday. “A concorrência por relevância é grande no dia da ação e, por isso, os varejos virtuais que aparecem em melhores posições vendem muito mais. Assim, é preciso que as lojas se adaptem à nova leitura feita pelo Google”, afirma. Com as novas diretrizes do buscador, os sites passam a ser analisados de maneira mais completa, levando em conta, além do conteúdo, os diversos parâmetros da programação que podem fazer diferença para o usuário.
Os e-commerce que desejam manter sua posição na indexação do buscador e evitar uma queda no tráfego precisarão recorrer ao conhecimento técnico de programadores, já que, para se adaptar às novas diretrizes, os sites precisam desativar os bloqueadores de robots.txt, que irá liberar o acesso aos arquivos de programação, como CSS e JavaScript, possibilitando a análise do Google. “Antes, os robôs do buscador rastreavam apenas o conteúdo dos sites, agora, com essa mudança na indexação, o Google passa a verificar a página como um todo, se baseando no layout e backends e levando em conta a experiência do usuário na plataforma. Por isso, a remoção do bloqueio é necessária”, explica a executiva.