E-commerce nas redes sociais

Autor: Arnaldo Korn
Não é de hoje que as redes sociais vêm dominando a nova forma de se fazer marketing e propaganda, e, recentemente, adquiriram também um caráter de e-commerce livre. No twitter, milhares de promoções de livros, CD’s, DVD’s, jogos, etc, e no Facebook, as fan pages dominam o mercado de compras on-line, disponibilizando mil comentários. O mundo corporativo invade as redes sociais e isto é muito bom. No entanto, há de se ter cuidados e cada passo deverá ser pensado e planejado.
Uma fan page bem administrada sabe que o sucesso não depende de quantos seguidores você tem, sendo que o conceito é sutil e bem mais profundo do que isso. Para pensar no caso basta responder a perguntas simples, tais como: os seus seguidores tem alguma interação com a sua marca? Sua empresa conhece o seu seguidor? Sua empresa dispõe de informações e oportunidades relevantes aos seus seguidores? O seu seguidor ao clicar em “curtir”, será que realmente ele está “Curtindo”?  
Hoje é possível vender produtos pelo Facebook, Twitter e até mesmo pelo Orkut, que apesar de ter perdido a sua força no Brasil, continua sendo um mecanismo para levantar ou não o seu ibope com o consumidor final. Por isso não devem ser ignoradas e colocadas apenas para dizer que a empresa “está ali”. Eles são as novas modalidades do e-commerce mundialmente falando. 
É o “Facecommerce” da internet, o Twitcommerce do planeta, em que o consumidor não precisa nem sair da sua página para adquirir o que quiser. A grande vantagem para quem vende é o baixo custo desta vitrine virtual, além da enorme chance de divulgar (gratuitamente) o seu produto ou serviço, pois, aproveitará do “boca a boca” da rede social. É importante também, haver sinergia da sua página com outros sites do segmento, por exemplo, o Youtube, adicionando abas e aplicativos, além de reunir elementos e palavras-chave relevantes para o negócio, de modo a oferecer um bom posicionamento nos mecânismos de buscas. 
Mesmo a rede da gigantesca da internet que ainda não vingou como o Google+ merece atenção, além é claro dos blogs – que ganham força cada dia que passa, por isso não subestime o blogueiro – e dos sites de reclamações dos consumidores que esperam uma resposta ao problema que sua empresa causou. Se as redes sociais ainda não fazem parte do dia a dia do seu planejamento, da sua empresa, não perca tempo, porque de uma maneira ou de outra, em algum dia, elas terão que fazer.
Arnaldo Korn, diretor presidente do portal Pagamento Já.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-commerce nas redes sociais



O Uol Host, empresa de soluções de hospedagem e Data Center do Uol, anuncia a integração da solução Loja Virtual com o microblog Twitter. Com isso, os usuários do produto poderão utilizar as redes sociais como ferramenta de comunicação. Por exemplo, podem ser postadas no Twitter mensagens sobre promoções ou outras novidades, diretamente aos “seguidores”, além de disponibilizar as informações também no espaço “Nossas ofertas no Twitter”.

 

Para Renato Weiner, diretor de P&D do Uol Host, a importância conquistada pelas mídias sociais no Brasil é irreversível. Segundo o executivo, os novos consumidores já desenvolveram o hábito de usar a Internet para buscar ofertas, informações ou recomendações sobre os produtos antes de decidir pela compra. “Essa consciência virtual torna a boa utilização das ferramentas disponíveis ainda mais importante para o sucesso do negócio”, completa. Em breve, serão anunciadas também integrações com outras mídias sociais, como Facebook e Orkut.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima