Autor: Gastão Mattos
As facilidades da web e da mobilidade tecnológica têm influenciado o varejo significativamente. Mudanças no comportamento dos consumidores geraram migrações nos canais de compra, algo que tende a se estabelecer muito em breve. De acordo com a ComScore, 60,4% do tempo em navegação pela internet nos Estados Unidos é gerado a partir de smartphones e tablet e um sétimo das vendas online nos primeiros quatro meses de 2015 foram realizadas via mobile. No geral, as vendas neste canal cresceram 53% em 2015 em relação ao ano anterior, enquanto o e-commerce cresceu 9%, no mesmo período.
O aumento da aquisição de tablets e smartphones vem contribuindo para este processo. Atualmente, 187 milhões de pessoas possuem smartphones nos EUA, o que representa 75% da população; e 100 milhões possuem tablets. No Brasil são 55% de pessoas com smartphones. Durante a Detonaweb deste ano, campanha promocional exclusivamente online organizada pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) e pela Braspag, 14,60% das compras foram realizadas por dispositivos móveis, sendo 10,16% por smartphones e 4,44% por tablets. O que mostra grande capacidade de penetração, além de comprovar que o País segue a tendência mundial.
Estas migrações mostram a importância de investir nas adaptações necessárias para o acesso às lojas online via dispositivos móveis. Não basta apenas criar sites responsivos, é preciso avaliar o tipo de consumidor que acessa por estes canais: o que ele procura, qual o volume de acesso e como facilitar para que a compra seja concluída por este canal, tendo em vista que muitos dos acessos via mobile nas lojas online ocorrem apenas para pesquisa, o que já acontecia com os acessos por notebook e PCs.
Voltando às migrações de canais de compra, a tendência omini-channel vem ao encontro desta mudança e é fundamental observa-la a fim de elevar a conversão de vendas nos múltiplos canais. Para tanto, é necessário manter as características de cada canal, seja ele web, mobile, físico e etc, utilizando o máximo de ferramentas possíveis para trazer comodidade e confiança ao consumidor. Em seguida, integrá-los de forma que o usuário possa efetuar as transações de acordo com as suas necessidades, seja comprando na internet e retirando pessoalmente ou vice-versa, só para citar um exemplo.
No caso das vendas mobile, vale ressaltar que muitas vezes as compras não são concluídas naquele canal por problemas de usabilidade, que envolvem ferramentas de pagamento, lentidão com o uso de muitas telas para concretizar a transação, entre outros. É muito importante acompanhar as mudanças tecnológicas, porém, trazer comodidade, segurança e avaliar o comportamento do seu consumidor são itens essenciais. Serviços que detalham o processo de compra são fundamentais para os lojistas avaliarem e se adaptarem a fim de atender melhor aos seus clientes. Assim, independentemente do canal que eles procurem, a satisfação estará garantida e a possibilidade de aumentar a conversão será sempre maior.
Gastão Mattos é CEO da Braspag, empresa do grupo Cielo