Neste mês de novembro, comprar pela Internet continua sendo uma opção interessante para o consumidor. Isto é o que aponta o índice e-Flation, desenvolvido pelo Provar – Programa de Administração do Varejo, da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Canal Varejo – Consultoria: Mercado de Bens e Serviços. Segundo os dados, os preços do comércio eletrônico sofreram deflação de 1,01%. A principal queda do período foi registrada pela categoria “Informática”, com deflação de 6,80%, seguida pela categoria “CDs e DVDs” que registrou 3,95%.
Para compor esse valor, foi apurada uma inflação de 6,39% na categoria “Viagem e turismo”; de 5,42% na categoria “Livros”; de 2,75% na categoria “Eletro-eletrônicos”; de 1,12% na categoria “Produtos para casa”; e 0,26% em Automóveis. Por outro lado, observou-se deflação de 0,86% na categoria “Telefonia”, de 1,16% na categoria “Brinquedos”, 2,71% na categoria “Perfumaria”, 2,96% na categoria “Linha branca”.
Segundo o professor Claudio Felisoni de Angelo, coordenador geral do Provar/FIA, a tendência do consumo pela Internet deve aumentar até o fim do ano pela facilidade que as pessoas têm de pesquisar preços, comparar e comprar sem sair de casa. “Pode-se destacar, ainda, as ofertas relativas ao Natal, além dos preços em queda”, comenta.