E-commerce registra leve inflação



Após queda em setembro, o índice e-Flation volta a apresentar inflação de 0,5% nos preços apresentados nos sites de e-commerce em outubro. Esse valor representa alta de 2,5 p.p. em relação ao mês anterior, em que foi registrado -2%, e leve redução de 0,2 p.p. em comparação ao percentual de outubro de 2011 (0,7%).

 

Desenvolvido pelo Provar (Programa de Administração do Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados e com a Íconna Monitoramento de Preços no E-commerce, o indicador tem como proposta monitorar as variações dos preços de produtos ofertados on-line, acompanhando as tendências no mercado de consumo pela Internet.

 

O indicador apresenta em outubro a terceira inflação positiva de 2012 e acumula neste ano uma deflação de 5,3%. O percentual acumulado dos últimos 12 meses é de – 5,9%. Seis categorias contribuíram para a inflação observada em outubro. São elas: “Eletrodomésticos” (0,54%), “Eletroeletrônicos” (0,49%), “Livros” (0,31%), “CDs e DVDs” (0,17%), “Cine e Foto” (0,17%) e “Brinquedos” (0,02%). Já as categorias que registraram deflação foram: “Perfumes e Cosméticos (- 0,44%)”, “Informática” (- 0,36%), “Telefonia e celulares” (- 0,27%) e “Medicamentos” (- 0,10%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima