E-marketing saudável



O case com o tema “A qualidade de dados e o e-mail marketing”, ministrado por Edson Barbieri, CEO da Frontiers, apresentou os desafios enfrentados pelo ramo de e-mail marketing. De acordo com ele, há muita confusão entre e-mail marketing e spam, por isso o conhecimento sobre a abordagem em relação ao cliente é fundamental.


Barbieri disse que o e-mail marketing deve ser, sobretudo, ético. Deve enviar as informações somente aos e-mails cadastrados e, em alguns casos, somente contatar clientes que já fizeram compra anteriormente com a empresa. Outro ponto de fundamental importância é a infraestrutura de envio, tratada por meio de avaliações, testes e requalificações constantes.


O CEO citou o Capem, Código de autorregulamentação para prática de e-mail marketing. Segundo Barbieri, ele tem favorecido tanto as empresas quanto os usuários no conhecimento dessa prática, já que a qualidade dos dados influi diretamente na reputação e na credibilidade das organizações.


Barbieri recordou também a questão dos aspectos técnicos, como o recurso no qual o usuário classifica o e-mail como spam e, assim, a própria empresa remetente do e-mail marketing recebe a informação e retira do cadastro tal cliente. “Quanto maior a reputação de uma empresa, maior seus lucros”, conclui Barbieri.

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