O ambiente das redes sociais traz uma oportunidade para as empresas ouvirem o público-alvo, entender tendências para inovar, corrigir eventuais problemas e reforçar a presença da marca na vida dos consumidores. Mas, para alcançar a satisfação desse cliente, é primordial que trabalhem para produzir um bom conteúdo e monitorar para saber se realmente está atingindo o objetivo. O Grupo Fleury, por exemplo, ingressou nas redes sociais em 2009, com um modelo de atuação que monitora em tempo real a satisfação do consumidor sobre o que é postado. “Nossa atuação ativa nas redes sociais nos permite contemplar três pilares fundamentais: gestão da reputação da empresa no ambiente digital; gestão da satisfação do cliente; e captação de oportunidades de melhoria da operação, bem como observar tendências, a partir das mensagens e dos diálogos estabelecidos nesse ambiente no que se refere à nossa empresa e ao setor”, conta Thaís Arruda, gerente de comunicação do Grupo Fleury.
A empresa preza por interagir com o consumidor, segundo Thaís, seja por comentários, perguntas ou sugestão de tema para ser discutido. “Em nossos perfis nas mídias sociais e nos sites das nossas marcas buscamos compartilhar conteúdos relevantes para a promoção do bem estar dos nossos seguidores, e creio que isso é um fator relevante para a assertividade. A maior parte desse conteúdo é gerada pela equipe própria de comunicação, que também conta com o suporte eventual de assessores médicos, o que confere ainda maior legitimidade ao conhecimento compartilhado”, declara. Além disso, ela acrescenta que o marketing digital tem a função de gerar engajamentos de pessoas que curtem e compartilham o conteúdo que é postado diariamente.
O Grupo Fleury possui páginas em redes sociais para duas marcas, a “Fleury Medicina e Saúde” e “a+ Medicina Diagnóstica”, e trabalham com conteúdo diferentes para cada marca. “Para Fleury temos obtido bastante engajamento com posts sobre inovação na área de saúde, análise de aplicativos de saúde feita por nossos médicos, infográficos e uma seção chamada Mito ou Verdade, na qual nossos médicos falam sobre diferentes temas. Para a+ falamos muito de qualidade de vida e damos dicas de saúde e bem-estar”, conta Thaís.