Especialista em estudos de tendências e inovação, o sociólogo cultural holandês Carl Rohde compartilhou na noite da última terça-feira (3), em São Paulo, os principais detalhes para uma comunicação assertiva e ainda mais envolvente das marcas com os clientes. “Hoje, graças à Internet, todos com uma boa ideia podem competir em pé de igualdade. O mundo está cada vez mais plano, linear. Nesse sentido, para diferenciar-se é preciso ser criativo e inovador. Conhecer as tendências e saber o que é legal (livre tradução do inglês ´cool´) para as pessoas”, destacou Rohde durante a palestra inaugural da Mutant University, plataforma de ensino da Mutant, com foco em customer experience.
Diante de uma plateia de 250 pessoas, formada por profissionais de grandes empresas, como Sky, Net, Claro, Smiles, Serasa Experian, Magazine Luiza e Banco Bradesco, além de consultores, professores, estudantes, comunicadores e gestores de CX que já atuam no mercado brasileiro, o autor da metodologia “Coolhunting” revelou que não investiga as tendências globais de consumo sozinho. Desde que começou a fazer pesquisas para a Coca-Cola nos anos 1990, Rohde atua em conjunto com uma rede de colaboradores e alunos espalhados em diversos países para identificar o que eles chamam de “Coolseeds”, que são mais as novidades mais atrativas, inspiradoras e capazes de definir novas tendências, que viralizam facilmente pelo mundo.
Líder da consultoria de inovação Science of the Time, Carl discorreu sobre os principais aspectos do comportamento no consumo moderno abordando o comportamento dos Milleniums e citando temas como Big Data, Touchpoints Experience, Gamification e Game Design como métodos práticos para apontar tendências reais e identificar modismos temporários. “Além de considerar, avaliar e comprar, hoje as pessoas curtem, divulgam e criam laços com as marcas. Sem uma boa história, não há glória. As novas experiências e a comunicação são as chaves para engajar os consumidores no século XXI”, diz o especialista.
O evento marcou a abertura do módulo Food for Thought, o primeiro de quatro módulos da Mutant University, que visa aprofundar o debate sobre customer experience, bem como o planejamento e a aplicação desse tema no dia a dia das empresas. “As tendências por si só não agregam nada se não tiverem uma utilização na prática. O segredo está em transformar esses sinais em business insights, oferecendo interpretação com um valor relevante”, lembra Luís Rasquilha, CEO da Inova Consulting, que dividiu com Fábio Mariano, professor do mestrado da ESPM, uma reflexão inicial sobre Comportamento do Consumidor. “É preciso desmistificar a conversa sobre o trendwatching para conseguir ler e interpretar o futuro, fugindo de profecias autorrealizadas. Lembre-se que o que não é ´cool´ para você agora, pode mudar o planeta de forma avassaladora em breve”, completa Mariano.
O primeiro módulo da Mutant University será realizado nos dias 17, 19, 24 e 26 de outubro, das 19h às 23h, na Casa Bossa (Shopping Cidade Jardim – Av. Magalhães de Castro, 12000 | 3º Piso – Morumbi). As inscrições são feitas diretamente pelo site mutantuniversity.com.br e as vagas são limitadas.