As Olimpíadas, que nessa edição acontecem no Rio de Janeiro, começam já na semana que vem. Será quase um mês não somente de muita festa e comemorações por conta das competições, mas também, assim como a Copa do Mundo em 2014, trará muitas oportunidades já que haverá maior circulação de pessoas de diversos países no Brasil. Dessa forma, junto com os atletas, muitas empresas olham para o evento como uma grande chance de crescer em meio ao momento difícil do País. A diretora comercial e marketing da Agis Distribuição, Camila Rabelo, acredita que o evento esportivo tem esse poder de aquecer o mercado. “Vários são os setores que se beneficiam com um evento como esse. Como construção, transportes, entretenimento, alimentação, hotelaria, entre outros.”
Ela acrescenta que o principal ganho de investir em ações durante os dias do evento é a maior capacidade de gerar novos negócios. “As empresas que estão atentas a essas oportunidades conseguem, mesmo em um momento de crise, incrementar as vendas e aumentar a carteira de clientes.”
Contudo, é preciso se planejar e procurar investir, se o objetivo for realmente tirar o melhor proveito dos Jogos Olímpicos. O primeiro fator a se pensar é que o evento tem dias fixos, sendo assim serão apenas algumas semanas em que haverá a maior circulação de pessoas. Além disso, é importante ter em mente de que turistas de diferentes lugares do mundo virão, o que aumenta a necessidade de oferecer produtos e serviços de qualidade, bem como o atendimento.
As Olimpíadas também são vantajosas para aqueles que desejam estabelecer relacionamentos para além desse um mês. Nesse caso, Camila comenta que o primeiro passo também é ter um atendimento de boa qualidade, procurando atender os desejos de cada cliente. “Um serviço adequado com um mix de produtos completo e preços competitivos permite que os clientes firmem parceria com as empresas”, diz.
Ainda que sua empresa não tenha tanto contato com o consumidor final, a executiva conta que, na situação da Agis, os jogos trouxeram vantagens. Isso porque a empresa aumentou o faturamento de TVs modo hotel e monitores profissionais em 80%, resultado do grande número de revitalizações no setor hoteleiro, para atenderem a maior demanda de visitantes para o evento. “O mesmo caminho seguiu as telas profissionais, já que o comércio também demandou novos investimentos”, detalha.