A Edenred está levando sua transformação a um novo patamar, com uma única marca. Hoje, os 250 produtos e serviços desenvolvidos pelo grupo, incluindo o programa Ticket Restaurante, foram rejuvenescidos e agora compartilham os mesmos padrões gráficos. A iniciativa é parte do plano estratégico de aceleração da Edenred, conhecido como “Fast Forward”, que visa alcançar a digitalização de sua oferta em geral e dar a posição de liderança em B2B2C ao grupo.
“O lançamento de nossa nova identidade visual é um marco significativo na transformação da Edenred. A transição do grupo para um ecossistema plenamente digital nos levou a criar uma nova identidade de marca que é poderosa, significativa e unificadora. Para 43 milhões de empregados, 1,4 milhão de comerciantes e 750 mil empresas, cada uma de nossas soluções é uma fonte de criação de valor”, comenta Bertrand Dumazy, presidente e CEO da Edenred.
A nova logomarca da Edenred agora passa a apresentar todas as soluções do grupo, de cartões a aplicativos mobile, plataformas on-line e vouchers de papel. O grupo adotou também uma nova assinatura, “We connect, you win”, que reflete a digitalização da Edenred e as redes de relacionamento que a marca construiu.
Capitalizando no ponto vermelho, que sempre foi a assinatura da compahia desde o lançamento do programa Ticket Restaurante, na década de 60, a marca da Edenred incorpora todos os atributos da nova marca: simples, confiável, digital, universal, ousada e conectada. Alterada para um círculo vermelho, traz o nome Edenred em sua metade, que se abre para fora: para uma rede de relacionamento única do grupo e para os empregados, empresas e comerciantes que se utilizam das soluções da Edenred. Com seu sufixo vermelho, a nova logomarca ecoa uma cor que foi a marca visual do grupo desde seu primeiro dia, ao mesmo tempo em que torna a marca mais fácil de ser lida. Um jogo de palavras (a palavra “red” significa rede, em espanhol) também se refere aos diferentes ecossistemas que formam a base dos produtos do grupo. As curvas limpas da fonte marcam a suave transição para os novos padrões gráficos no ponto de encontro entre as palavras B2B e B2C. Concebida em formato de monograma, a logomarca também é um símbolo de efeito agregador dos aplicativos mobile da Edenred.
O universo gráfico da Edenred foi completamente redesenhado, em linha com a nova plataforma da marca: criação de uma fita que representa os laços desenvolvidos pela Edenred com seus diversos públicos, uso de cores vibrantes, imagens de referência e símbolos que ganharam atenção especial, como podem ser vistos no novo site edenred.com.
De acordo com Anne-Sophie Sibout, Vice-Presidente de Comunicação da Edenred, “envolvemos mais de 200 colaboradores da Edenred em todo o mundo no processo de criação da nossa nova identidade visual ao longo do último ano, fazendo deste um projeto genuinamente colaborativo. A nova identidade de marca transmite uma promessa de confiança, convergência e ousadia. Tanto no design quanto na apresentação, simboliza os laços únicos que a Edenred cria com seus públicos”. O projeto foi conduzido com a assistência da Agência Royalties, que desenvolveu o novo logo e a identidade visual e participou da criação da plataforma de marca.