A General Motors do Brasil é reconhecida por ser pioneira no comércio eletrônico. Possui o portal de vendas de veículos pela Internet, com um significativo avanço tecnológico em relação ao sistema inaugurado em setembro de 2000, quando o Chevrolet Celta chegou ao mercado brasileiro. Para alcançar esse sucesso, a GM escolheu a EDS, sua principal parceira na área de tecnologia, para viabilizar a execução da estratégia de vendas pela Internet. Especializada em serviços de TI, a EDS ocupa posição de destaque nesse mercado e vem desempenhando um papel fundamental para a transformação dos negócios, implementando soluções, que integram processos e agilizam as operações com grande produtividade.
No projeto da GM, a EDS foi responsável pela criação e desenvolvimento do aplicativo Web desde a primeira edição, bem como a total integração com os sistemas corporativos. Além disso, o lançamento do Celta 1.4 inaugura inovadora metodologia de manufatura, na qual o produto passa a ser fabricado somente sob demanda (o chamado modelo pull), tornando-se mais econômico, pois o período máximo de estocagem do veículo é de quatro dias. Nesse caso, “a infra-estrutura de comunicação entre os parceiros de negócios nas fábricas, foi desenvolvido e integrado pela EDS”, informa Chu Tung, presidente da EDS Brasil e vice-presidente da América Latina Sul.
Segundo Fabio Marchiori, executivo da EDS para a GM Mercosul, nos últimos dois anos, o site criado para a venda direta do modelo Celta, alcançou volume de mais de 80% das vendas deste veículo e foi completamente remodelado em 2002, ganhando flexibilidade para a comercialização de qualquer modelo Chevrolet. Na verdade, o papel da EDS neste desafio envolveu principalmente o suporte, a estratégia da GM, o gerenciamento e a integração do projeto com mais de 10 fornecedores.
Dentre eles, a Sun Microsystems, que disponibilizou os aplicativos da plataforma Sun One para integrar os diferentes sistemas dos departamentos da companhia envolvidos na venda do veículo e ligá-los aos dos fornecedores de bancos. A EDS, por sua vez, foi responsável pelo desenvolvimento do aplicativo na web, a integração da interface entre a web e os sistemas administrativos locais, funções como faturamento, contas a receber, colocação de pedidos e outros. Também faz parte de sua atuação nessa área, a operação da central de atendimento do Chevrolet On Line (0800-702-4200), criado pela GM para fornecer suporte total às concessionárias e consumidores.
Marchiori conta que o projeto foi iniciado pela montadora em dezembro de 1999 e, em setembro de 2000, a EDS colocou o site no ar. “A partir daí, foram lançadas duas novas versões de atualização de funcionalidades, oferecendo grande mudança e melhoria ao consumidor. Tanto é que, para atender à última implementação, os funcionários da EDS e seus parceiros trabalharam 24 horas por dia, para cumprir o desafio dentro da data e do orçamento definidos”, diz o executivo.