Trabalho em conjunto, evolução na comunicação, redução de custos e, principalmente, melhoria no relacionamento com os clientes foram alguns dos resultados adquiridos pela Breton Actual, fornecedora de móveis e acessórios, após a realização de treinamentos corporativos. “Acreditamos que a melhoria continua na aprendizagem é chave para o crescimento da empresa”, enfatiza Francisco Palmieri, gestor da área administrativa e logística da Breton. Ministrado pela Sunrise Consultoria, o treinamento teve duração de sete meses e abordou assuntos como importância no atendimento, integração e comportamento.
Durante o processo, foi constatado que seria necessário envolver também a equipe de liderança para um resultado plenamente satisfatório. “Os lideres são formadores de opinião e compõem o alicerce da empresa. Sem capacitar os líderes não tem muito sentido capacitar a equipe”, explica. Com isso, foi feito também um treinamento de capacitação de liderança. Segundo Andrea Medina, sócia da Sunrise, o maior desafio foi fazer com que os líderes aderissem ao projeto devido às agendas.
Para Palmieri, os segmentos que lidam diretamente com o cliente tiveram melhor absorção da educação corporativa. O treinamento possibilitou a compreensão do que significa cliente, fazendo com que a paciência com este aumentasse. “Agora também há nitidez sobre objetivos, pendências, iniciativas e aprovações. Acreditar e investir no desenvolvimento de pessoas é a solução mais eficaz e lucrativa para uma empresa”, comenta Claudemir Mioto, coordenador de recebimento da Breton.
Desde 2007, aproximadamente 250 participantes foram beneficiados e cerca de R$ 30.000,00/ano foram investidos em educação corporativa. Já existem projetos futuros sendo acordados entre as empresas. Para 2012, novos treinamentos vivenciais estão sendo estudados para serem aplicados pela Sunrise Consultoria, assim como um curso com ênfase no desenvolvimento de sublíderes e maior participação das equipes, inclusive a operacional.