As campanhas digitais no Brasil conseguem entregar, em média, 78% das impressões dentro do target demográfico previsto. É o que consta o estudo de benchmarking divulgado pela Nielsen sobre a audiência do mercado brasileiro. O estudo foi realizado com base em um consolidado de todos os anúncios acompanhados entre setembro de 2013 a dezembro de 2015 pelo Digital Ad Ratings (DAR). Solução da Nielsen que mede a audiência da publicidade digital com conceitos de mídia off-line, como alcance, frequência, TRP e GRP (siglas em inglês para pontos brutos de audiência), e permite a administração ‘in flight’ (ainda durante a execução da campanha) da qualidade da entrega das impressões em segmentos como sexo e idade, incluindo mobile e viewability (visualização de anúncio).
Entrega
A média de entrega no target das campanhas digitais no Brasil vem crescendo nos últimos tempos. No terceiro trimestre de 2014, por exemplo, no primeiro levantamento, a média entregue de impressões no público-alvo programado havia sido de 72%. Já no primeiro trimestre de 2015, a Nielsen realizou um segundo levantamento e constatou que a média havia subido para 77%. Agora, com resultados referentes a todas as campanhas acompanhadas pelo DAR até o quarto trimestre de 2015, a média de impressões entregues ao público planejado já chegou a 78% entre os brasileiros.
O DAR já está presente em 21 países e deve chegar a 25 até o final deste ano. Entre os oito mercados em que desempenhou primeiro e já tem dados suficientes de comparação, o Brasil lidera em média de eficiência de entrega. Entre os segmentos de mercado, a maior eficiência de entrega de impressões no Brasil foi encontrada nos anúncios de serviços financeiros. Segundo o estudo, em média, 89% das impressões de anúncios digitais do mercado financeiro no mercado brasileiro conseguem realmente chegar ao público-alvo. Em seguida são os anúncios de entretenimento, com 88%. Seguidos pelos anúncios de varejo e comércio, com 84%, e os de serviços e negócios ao consumidor em geral, com 80%.
Quanto mais abrangente na idade, melhor
As campanhas digitais direcionadas às faixas de idade mais amplas conseguem um alcance ainda maior do público-alvo. De acordo com o estudo, 84% das impressões de anúncios voltados para faixas etárias com abrangência maior que 30 anos conseguem realmente chegar a esse público. As campanhas para faixas de idade de grande amplitude, que são as que têm o objetivo de atingir, por exemplo, pessoas com idade entre 15 e 46 anos, 20 e 51 anos, 25 e 56 anos, ou mais, apresentam maior percentual de entregas no target do que campanhas direcionadas a faixas mais restritas. No target de 18 anos ou mais de idade para ambos os sexos, por exemplo, a eficiência de entrega é de 87% no Brasil. Já para mulheres de 18 a 49 anos a média de entrega atinge 76%.
“O crescimento dos resultados no Brasil de entrega da publicidade digital ao público-alvo desejado mostra que nossos clientes estão conseguindo obter mais eficiência na distribuição de impressões, o que significa otimização de recursos”, disse Maíra Barcellos, líder de digital da Nielsen Brasil. “O objetivo do Nielsen Digital Ad Ratings é proporcionar ao mercado a administração completa das campanhas praticamente em tempo real, permitindo que os anúncios digitais sejam entregues para as pessoas certas, no momento e lugar certo”.