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Ele muda, e você?

Ele chegou de mansinho. Primeiro foi firmando seus direitos. Depois passou a ter mais acesso às informações e passou a exigir mais qualidade. E, com as redes sociais, passou aos poucos a ganhar voz. Reclamando de uma coisa aqui, elogiando outra ali. Assim, ele foi se empoderando e, hoje, passou a figurar no centro das decisões das empresas. É dele mesmo que estou falando: o cliente. Se até pouco tempo ele era visto mais como um número e sua importância se restringia ao seu consumo, hoje sua opinião é fundamental nos negócios, bem como entender seu comportamento. No entanto, junto com essa mudança de cenário, o próprio perfil do consumidor mudou. Nesses últimos anos, adotou novos hábitos de consumo, seja naquilo que consome, como na forma com que adquire produtos e serviços e se relaciona com as empresas.
Uma prova disso é o estudo “Estilos de Vida 2019”, da Nielsen, que aponta para uma profunda transformação. A população do Brasil está mais negociadora (55% dos entrevistados vai direto à loja para efetuar a compra), mais conectada (64% tem um smartphone), mais saudável (57% reduziu o consumo de gordura e 56% diminuiu a ingestão de sal), mais prática (64% escolhe as marcas pelo baixo preço) e mais sustentável (42,4% está mudando os hábitos de consumo para reduzir o impacto no meio ambiente). Isso mostra que é necessário entender o consumidor além dos dados demográficos, combinando nível socioeconômico, gênero e idade com seu estilo de vida, hábitos e atitudes.
Dentro disso, Renato Meirelles, presidente da Locomotiva, ressalta a necessidade das empresas de olhar o País pela perspectiva do brasileiro, ressaltando a importância de pensar nas pessoas. “Hoje há uma dificuldade em lidar com o consumidor do novo Brasil, pois é preciso repensar as estratégias.” Segundo o executivo, o consumidor mudou e vai continuar mudando, cada vez mais rápido. Por isso, é preciso estar ciente que as velhas réguas não servem mais para compreender o cliente. “As empresas precisam se atualizar urgentemente sobre o que pensam do consumidor”, concluiu. Para auxiliar nossos leitores a entender quem é esse novo cliente, o portal ClienteSA separou artigos e inúmeras matérias com pesquisas e estudos que revelam essas mudanças. Confira:

Os novos perfis de consumo
Cas mudanças de hábitos, Nielsen traça cinco perfis diferentes de consumidores brasileiros
Comportamento do shopper difere em relação ao consumo dentro e fora do lar
Estudo aponta principais tendências impulsionadas por tecnologia e mudanças de comportamento
Maioria pretende manter cuidados com gestão do orçamento mesmo após retomada da economia
Maioria dos consumidores concorda que CX é fundamental para definir sua lealdade a uma marca
Impulsionados pela tecnologia, consumidores adotam novos comportamentos
Renato Meireles alerta que empresas precisam se atualizar sobre o consumidor do novo Brasil
Estudo Outdoor Social revela o potencial de compra das maiores comunidades brasileiras
Estudo indica que 48% dos jovens de 18 e 23 anos ainda valorizam a experiência de compra na loja
Hiperconectada, geração mudou maneira de consumir e prioriza gastos com casa própria e educação dos filhos
Pesquisa identifica o comportamento digital de pessoas com mais de 50 anos
Brasileiros utilizam sete canais diferentes para fazer suas compra, revela estudo da Kantar
Maioria dos shoppers brasileiros pretende experimentar produto na loja física, comprar on-line dentro ali mesmo e receber em casa
Seis em cada dez internautas adquiriram algo por aplicativo no último ano, principalmente pela facilidade de acesso
Pesquisa indica que oito em cada dez brasileiros estão dispostos a adotar mais práticas de consumo compartilhado
Cinco tendências comportamentais do consumidor brasileiro

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Ele muda, e você?

Ele chegou de mansinho. Primeiro foi firmando seus direitos. Depois passou a ter mais acesso às informações e passou a exigir mais qualidade. E, com as redes sociais, passou aos poucos a ganhar voz. Reclamando de uma coisa aqui, elogiando outra ali. Assim, ele foi se empoderando e, hoje, passou a figurar no centro das decisões das empresas. É dele mesmo que estou falando: o cliente. Se até pouco tempo ele era visto mais como um número e sua importância se restringia ao seu consumo, hoje sua opinião é fundamental nos negócios, bem como entender seu comportamento. No entanto, junto com essa mudança de cenário, o próprio perfil do consumidor mudou. Nesses últimos anos, adotou novos hábitos de consumo, seja naquilo que consome, como na forma com que adquire produtos e serviços e se relaciona com as empresas.
Uma prova disso é o estudo “Estilos de Vida 2019”, da Nielsen, que aponta para uma profunda transformação. A população do Brasil está mais negociadora (55% dos entrevistados vai direto à loja para efetuar a compra), mais conectada (64% tem um smartphone), mais saudável (57% reduziu o consumo de gordura e 56% diminuiu a ingestão de sal), mais prática (64% escolhe as marcas pelo baixo preço) e mais sustentável (42,4% está mudando os hábitos de consumo para reduzir o impacto no meio ambiente). Isso mostra que é necessário entender o consumidor além dos dados demográficos, combinando nível socioeconômico, gênero e idade com seu estilo de vida, hábitos e atitudes.
Dentro disso, Renato Meirelles, presidente da Locomotiva, ressalta a necessidade das empresas de olhar o País pela perspectiva do brasileiro, ressaltando a importância de pensar nas pessoas. “Hoje há uma dificuldade em lidar com o consumidor do novo Brasil, pois é preciso repensar as estratégias.” Segundo o executivo, o consumidor mudou e vai continuar mudando, cada vez mais rápido. Por isso, é preciso estar ciente que as velhas réguas não servem mais para compreender o cliente. “As empresas precisam se atualizar urgentemente sobre o que pensam do consumidor”, concluiu. Para auxiliar nossos leitores a entender quem é esse novo cliente, o portal ClienteSA separou artigos e inúmeras matérias com pesquisas e estudos que revelam essas mudanças. Confira:

Os novos perfis de consumo

Com as mudanças de hábitos, Nielsen traça cinco perfis diferentes de consumidores brasileiros
https://www.clientesa.com.br/estatisticas/68846/os-novos-perfis-de-consumo
https://www.clientesa.com.br/images/materias/Shopping_Mall_Consumidores_ClienteSA.jpg
Mudança no perfil do consumidor abre novas oportunidades
Comportamento do shopper difere em relação ao consumo dentro e fora do lar
https://www.clientesa.com.br/estatisticas/68650/mudanca-no-perfil-do-consumidor-abre-novas-oportunidades
https://www.clientesa.com.br/images/materias/Supermercado_Interno_ClienteSA.jpg
O que vem por aí?
Estudo aponta principais tendências impulsionadas por tecnologia e mudanças de comportamento
https://www.clientesa.com.br/estatisticas/69229/o-que-vem-por-ai
https://www.clientesa.com.br/images/materias/Tecnologia_Visor_Binario_ClienteSA.jpg
Brasileiro muda hábitos de consumo
Maioria pretende manter cuidados com gestão do orçamento mesmo após retomada da economia
https://www.clientesa.com.br/estatisticas/68145/brasileiro-muda-habitos-de-consumo
https://www.clientesa.com.br/images/materias/Marcela_Kawauti_SPC_ClienteSA.jpg
Quem é esse cliente mais exigente?
Maioria dos consumidores concorda que CX é fundamental para definir sua lealdade a uma marca
https://www.clientesa.com.br/estatisticas/68883/quem-e-esse-cliente-mais-exigente
https://www.clientesa.com.br/images/materias/Carinhas_Cores_Feedback_Consumidor.jpg
O que define as suas escolhas?
Impulsionados pela tecnologia, consumidores adotam novos comportamentos
https://www.clientesa.com.br/artigos/69211/o-que-define-as-suas-escolhas
https://www.clientesa.com.br/images/materias/Marcio_Alencar_Alelo_ClienteSA.jpg
É preciso repensar as estratégias
Renato Meireles alerta que empresas precisam se atualizar sobre o consumidor do novo Brasil
https://www.clientesa.com.br/gestao/68859/e-preciso-repensar-as-estrategias
https://www.clientesa.com.br/images/materias/Renato_Meirelles_Cobertura_Congresso_ClienteSA_2019.jpg
Consumo nas periferias
Estudo Outdoor Social revela o potencial de compra das maiores comunidades brasileiras
https://www.clientesa.com.br/estatisticas/68720/consumo-nas-periferias
https://www.clientesa.com.br/images/materias/Emilia_Rabello_Outdoor_Social_ClienteSA.jpg
A diferença de hábitos entre gerações
Estudo indica que 48% dos jovens de 18 e 23 anos ainda valorizam a experiência de compra na loja
https://www.clientesa.com.br/estatisticas/69033/a-diferenca-de-habitos-entre-geracoes
https://www.clientesa.com.br/images/materias/Jovem_Loja_Roupa_ClienteSA.jpg
Hoje, quem são os millennials?
Hiperconectada, geração mudou maneira de consumir e prioriza gastos com casa própria e educação dos filhos
https://www.clientesa.com.br/estatisticas/68888/hoje-quem-sao-os-millennials
https://www.clientesa.com.br/images/materias/Familia_Jovem_ClienteSA.jpg
Quem são os novos maduros?
Pesquisa identifica o comportamento digital de pessoas com mais de 50 anos
https://www.clientesa.com.br/estatisticas/68604/quem-sao-os-novos-maduros
https://www.clientesa.com.br/images/materias/Idosos_Passeio_ClienteSA.jpg
Shopper multicanal
Brasileiros utilizam sete canais diferentes para fazer suas compra, revela estudo da Kantar
https://www.clientesa.com.br/estatisticas/68099/shopper-multicanal
https://www.clientesa.com.br/images/materias/Lenita_Vargas_Mattar_Kantar_ClienteSA.jpg
Clientes já pensam omnichannel
Maioria dos shoppers brasileiros pretende experimentar produto na loja física, comprar on-line dentro ali mesmo e receber em casa
https://www.clientesa.com.br/ebusiness/68755/clientes-ja-pensam-omnichannel
https://www.clientesa.com.br/images/materias/Edmar_Bulla_Croma_ClienteSA.jpg
Compra na palma da mão
Seis em cada dez internautas adquiriram algo por aplicativo no último ano, principalmente pela facilidade de acesso
https://www.clientesa.com.br/estatisticas/69149/compra-na-palma-da-mao
https://www.clientesa.com.br/images/materias/Mobile_Ecommerce_Maos_ClienteSA.jpg
Consumo colaborativo
Pesquisa indica que oito em cada dez brasileiros estão dispostos a adotar mais práticas de consumo compartilhado
https://www.clientesa.com.br/estatisticas/69096/consumo-colaborativo
https://www.clientesa.com.br/images/materias/Jose_Vignoli_Meu_Bolso_Feliz_ClienteSA.jpg
Uma mudança de época
Cinco tendências comportamentais do consumidor brasileiro
https://www.clientesa.com.br/artigos/69129/uma-mudanca-de-epoca
https://www.clientesa.com.br/images/materias/Mariliar_Cardoso_ClienteSA.jpg

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