Elektro reestrutura portal



A Elektro, empresa distribuidora de energia elétrica, aposta na importância do portal na Internet para realizar serviços on-line e uma comunicação eficiente com os clientes, fornecedores e investidores. Por isso, no último ano, decidiu reestruturar o layout e a organização das informações do site, além de adotar uma tecnologia que permitisse atualização freqüente e descentralizada do conteúdo. O objetivo era criar um portal mais comunicativo, que tivesse o cliente como foco principal.


Segundo Cícero Calvi, gerente executivo de Tecnologia da Informação da Elektro, antes de definir a estratégia de reestruturação do portal, foi preciso levantar como estava a navegabilidade do site anterior, mapear as dificuldades e conhecer a visão do cliente. “Queríamos que nosso site fosse agradável de navegar, além de permitir, por exemplo, que o cliente pudesse imprimir uma segunda via sem maiores dificuldades”, conta.


A tecnologia escolhida para suportar a reestruturação foi o Oracle Portal. De acordo com Calvi, a Discover ofereceu uma solução adequada às necessidades da empresa. “Em duas semanas, a Discover elaborou e apresentou uma demonstração de layout, utilizando a ferramenta Oracle, cuja licença a Elektro já tinha. Foi nesse momento que resolvemos fechar o projeto com a integradora”, afirma.


Com o Oracle Portal, qualquer área da empresa pode gerar um conteúdo ou uma atualização, sem precisar entender de desenvolvimento ou de linguagens de programação. A ferramenta coloca as informações automaticamente no layout definido. “Agora, não existe mais a pergunta: mas, como eu posso mudar esse banner ou esse texto?”, aponta Calvi.


A ferramenta da Oracle possui ainda um workflow integrado, capaz de avisar quando existem novas inserções, proporcionando mais agilidade no dia-a-dia. A atualização de conteúdo, que antes era de responsabilidade apenas da área de Comunicação, agora será otimizada, possibilitando a descentralização das aprovações de novos conteúdos com a utilização do workflow da ferramenta. Esta funcionalidade será implantada ainda este ano.


“Com certeza, internamente ganhamos em produtividade e desempenho, porque ficou bem mais fácil gerenciar as informações do site. Estamos certos de que a reestruturação alcançou os objetivos, visto que já ultrapassamos nossa meta de atendimento ao cliente, garantindo que mais de 50% dos serviços sejam realizados on-line”, comemora Calvi. O próximo passo será utilizar o conhecimento do perfil do internauta em campanhas de conscientização para o uso de energia elétrica e outras estratégias alinhadas ao Programa de Excelência no Relacionamento com o Cliente, vigente na empresa.

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