As empresas que querem atender bem o seu público-alvo devem atentar-se para a realidade de que os consumidores estão envelhecendo e a expectativa de vida aumentando. E, ao contrário do que muitos pensam, a terceira idade é um consumidor ativo. Dentro disso, algumas empresas buscam oferecer serviços exclusivos a esse cliente, como é o caso da CVC. “É um público que gosta de lazer e não abre mão de viajar. Como estilo de comportamento, o público da melhor idade é exigente e detalhista, além de ser um ótimo planejador de viagens”, diz Roberto Vertemati, diretor da rede de varejo CVC.
Segundo ele, esse cliente caracteriza-se por fechar a compra com bastante antecedência e por ter um hábito de viajar pelo menos uma vez ao ano. “Ou seja, é um público que já está acostumado a inserir anualmente o produto ´viagem´ em sua cesta de consumo, e sempre quando viaja busca uma operadora que possa cuidar de todos os detalhes de sua viagem”, conta.
Atentos a esse público da ´Melhor Idade´, como a empresa os denomina, eles oferecem diferentes pacotes turísticos com a assistência que os idosos precisam, sejam em viagens mais calmas, ou de mais agitação, que é uma das opções preferidas desse cliente, segundo Vertemati. “Ao contrário do estereótipo que existe em torno do público da melhor idade, a experiência da CVC há 41 anos no mercado mostra que os idosos de hoje em dia têm predileção pelas viagens mais agitadas”, conta.
Segundo o diretor, os destinos mais vendidos na CVC para o público da Melhor Idade, são: roteiros aéreos para o Nordeste (em especial para Porto Seguro, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto de Galinhas, Salvador e Costa do Sauipe), Serra Gaúcha, Caldas Novas, Cidades Históricas Mineiras, Foz do Iguaçu, entre outros. Já em viagens internacionais, a Europa é uma das regiões mais disputadas por este público, assim como América do Sul, os Estados Unidos e a região do Caribe.