Em 2015, varejo retraído. E agora?

Aumento de impostos e da taxa de juros são algumas das medidas já anunciadas pelo governo brasileiro para conter um desequilíbrio na economia. Necessárias ou não, a grande questão é que sempre há um impacto no varejo. As pessoas deixarão de consumir? É possível fazer algo para “proteger” as vendas? É fato de que já se pode esperar uma retração no varejo em 2015. 
Segundo o especialista em fidelização e relacionamento, Marcelo Cristiano Gonçalves, sócio-diretor da empresa Marka Fidelização e Relacionamento, os varejistas precisam buscar alternativas para minimizar os efeitos da previsão pouco otimista. “Os programas de fidelidade e relacionamento podem, sim, ajudar a manter as vendas. São estratégias importantes e que, de fato, levam as empresas a melhorar sua performance no mercado e a aumentar seu faturamento”, ilustra. “É um trabalho que deve ser feito por especialistas que poderão avaliar, após uma análise minuciosa do negócio, o que é mais indicado: programas de fidelização, de relacionamento ou um que combine ambas as ações.”
 
De acordo ainda com ele, um programa de Fidelização está sempre ligado a incentivo. Normalmente, quando o cliente faz uma compra, ele ganha créditos para utilizar em sua próxima compra, podendo ser um desconto em valor ou porcentagem, por exemplo. “O objetivo da fidelização é justamente este: fazer o cliente voltar ao estabelecimento em um tempo menor e gastando mais do que da vez anterior. Para despertar esta vontade, é preciso que a oferta ao cliente seja realmente atrativa para ele, com base em seu perfil”, explica.
 
Quando se fala em programas de Relacionamento, leva-se em conta o perfil do cliente (idade, sexo, poder de compra), seus hábitos (o que ele compra mais) e comportamento de compra (periodicidade). E quando a empresa conhece seu cliente, promove ações mais efetivas, com maior chance de resultados positivos. “As ofertas podem ser personalizadas e as promoções mais interessantes. Também é possível direcionar lançamentos ou produtos para clientes com perfis condizentes ao seu consumo”, ilustra o especialista.”Além disso, é possível monitorar melhor os resultados a fim de saber quais ações deram certo ou quais precisam ser revistas.” 
 
Vale ressaltar que o investimento em um programa de fidelização pode trazer outros ganhos para a empresa. “Como precisa abranger 80% dos clientes, a base de dados coletados é muito interessante. Há indicadores para monitorar os resultados com frequência. E esses dados, além de ajudar a encantar os clientes, podem apontar a necessidade de efetuar mudanças no negócio. È um investimento que, mesmo em momentos difíceis, vale muito a pena”, conclui ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima