A evolução tecnológica trouxe consigo um novo consumidor, criando novos desafios para as empresas. A internet abriu uma porta de comunicação e informação, fazendo com que a opinião dos clientes também chegue às empresas, diferentemente do que acontecia há alguns anos, quando não havia esse feedback, aponta Juliana Pires, diretora de relacionamento da Netshoes, destacando que, com isso, as empresas precisam cada vez mais inovar para atender a demanda desse novo perfil de consumidor, mais consciente, ansioso por novidades e exigente em todos os aspectos. “As organizações também devem atentar-se às resoluções de questionamentos, principalmente na agilidade do atendimento”, completa.
E é justamente nesse aspecto que ela observa um destaque para o mercado nacional, “em facilitar e agilizar a jornada do cliente, garantindo uma experiência positiva e perene”. Para a executiva, as companhias no Brasil estão atentas, focadas em desenvolver uma boa jornada do cliente. “Existem práticas maduras como a busca da melhora no serviço e avanços em tecnologia.” Prova disso é o Prêmio Latam 2019, no qual o mercado brasileiro foi um dos mais reconhecidos. Nesse sentido, Juliana ressalta que, para o mercado brasileiro, a existência da premiação é fundamental para entendermos se estamos no caminho certo e quais oportunidades temos para avançarmos cada vez mais.
Concorrendo com cases de outros países da América Latina, a própria Netshoes saiu com o troféu bronze na categoria Melhor Estratégia de Vendas. “Para nós, receber o troféu internacional é motivo de muito orgulho e demonstra o quanto somos empenhados em nos reinventar, buscando sempre a melhoria de nossos processos e experiências”, pontua a diretora, reforçando que a conquista do prêmio se deve ao fato das áreas trabalharem em time, em sinergia. “Em termos um pilar dedicado em nossa equipe de tecnologia com foco em entregar novas possibilidades aos nossos clientes, em se manter próximo as necessidades dos clientes, em se manter inconformado, trabalhando em parceria junto a operação.”
O case da empresa mostra isso. A Netshoes tinha como desafio criar formas de potencializar os ativos para expandir as atividades e diversificar produtos e negócios, impactando de forma positiva na rentabilidade. Com a estratégia de crescimento sustentável, ela apostou na execução de alguns projetos: implantação de lojistas parceiros (market place) na Netshoes e Zattini; inclusão de novas categorias na Zattini, como beleza; e aquisição de uma nova loja, a shoestock, tradicional marca de calçados, bolsas e acessórios.
Os resultados foram significativos. A empresa ampliou a oferta de produtos de esportes, moda e beleza, aumentando o número de pedidos e faturamento. “Essas conquistas só foram possíveis por possuirmos uma boa estrutura tecnológica (de processos e de pessoas) enxuta e que funciona de forma integrada. Desenvolvemos iniciativas que maximizaram os recursos, ampliando a relação com o consumidor, levando a empresa a um novo patamar.” A executiva acrescenta ainda que a solução está em oferecer sempre mais para o cliente, expandindo as vendas e diluindo os custos, com a utilização da mesma estrutura. “Conseguimos demonstrar que ampliamos o portfólio de produtos e serviços aos nossos clientes de maneira estruturada, sustentável, com ganho de escala e eficiência, garantindo o crescimento almejado e respaldo esperado pelos consumidores”, conclui.